Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM EJA: COMO FALAM OS ALUNOS DE PERNAMBUCO?

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PERNAMBUCO, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo versa sobre aspectos da fala registrados por alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Pernambuco, usando, para esse fim, alguns aspectos documentados no Atlas Linguístico do estado, cujo corpus foi construído usando, em grande parte, alunos da referida modalidade. Preferimos, então, selecionar alguns fenômenos fonéticos registrados na pronúncia dos alunos que responderam oralmente ao Questionário Fonético-Fonológico (QFF) tais como a redução das proparoxítonas: pólv[or]a – p[olv]a, o apagamento do /n/ no grupo /ndo/: ferve[nd]o – ferve[n]o e casos de metátese: v[idr]o – v[rid]o. Para a ocasião, serão analisados os fenômenos fonéticos coletados a partir da fala de estudantes da primeira faixa etária dos municípios de Santa Maria da Boa Vista (Ponto 03), Salgueiro (Ponto 05), Floresta (Ponto 06), Garanhuns (Ponto 14), São Bento do Una (Ponto 15), Taquaritinga do Norte (Ponto 16), Palmares (Ponto 18), Limoeiro (Ponto 19) e Recife (Ponto 20). Espera-se que este estudo possa trazer à tona algumas reflexões sobre o ensino da língua materna na Educação de Jovens e Adultos e a variação linguística que os falantes dessa modalidade costumam expressar em sua comunicação.

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