Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, SURDO, ENTREVISTA, ANÁLISE DO CONTEÚDO, ANÁLISE DO CONTEÚDO Pôster (PO) / Poster Submission Educação Especial
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15944
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2617
    "inscrito_id" => 2266
    "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O ensino de Física tem passado por diversas mudanças para adequar-se aos desafios do mundo contemporâneo que requer um cidadão que possa corresponder às demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Apesar dos avanços ainda há diversos desafios a serem superado, um deles é a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas aulas de Física no Ensino Médio. O trabalho a seguir retrata uma pesquisa feita com um estudante surdo do Ensino Médio a fim de conhecer as dificuldades e potencialidades do Ensino de Física segundo a perspectiva de um surdo. A entrevista semiestruturada foi realizada por licenciados de Física do IFPE - Campus Pesqueira/PE com o auxílio do interprete de LIBRAS da referida instituição. Os dados foram analisados segundo as técnicas de analise do discurso de Bardin e apontam que o surdo não se sente incluído nas aulas de Física uma vez que não aprende. Ressalta que as aulas se tornam maçantes, pois o professor quase não utiliza métodos que favoreçam sua aprendizagem, como por exemplo, utilizar figuras e atividades práticas. Essa entrevista pode ajudar na compreensão das necessidades específicas dos estudantes surdos nas aulas de Física do Ensino Médio o que nos ajudará a traçar estratégias que incluam os estudantes surdos de forma ativa na aprendizagem de conceitos físicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SURDO, ENTREVISTA, ANÁLISE DO CONTEÚDO, ANÁLISE DO CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID2266_09092015201126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLY MARIA BARBOSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JAMILLY MARIA"
    "autor_email" => "jamilly_mariana123@hotmai"
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15944
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2617
    "inscrito_id" => 2266
    "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O ensino de Física tem passado por diversas mudanças para adequar-se aos desafios do mundo contemporâneo que requer um cidadão que possa corresponder às demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Apesar dos avanços ainda há diversos desafios a serem superado, um deles é a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas aulas de Física no Ensino Médio. O trabalho a seguir retrata uma pesquisa feita com um estudante surdo do Ensino Médio a fim de conhecer as dificuldades e potencialidades do Ensino de Física segundo a perspectiva de um surdo. A entrevista semiestruturada foi realizada por licenciados de Física do IFPE - Campus Pesqueira/PE com o auxílio do interprete de LIBRAS da referida instituição. Os dados foram analisados segundo as técnicas de analise do discurso de Bardin e apontam que o surdo não se sente incluído nas aulas de Física uma vez que não aprende. Ressalta que as aulas se tornam maçantes, pois o professor quase não utiliza métodos que favoreçam sua aprendizagem, como por exemplo, utilizar figuras e atividades práticas. Essa entrevista pode ajudar na compreensão das necessidades específicas dos estudantes surdos nas aulas de Física do Ensino Médio o que nos ajudará a traçar estratégias que incluam os estudantes surdos de forma ativa na aprendizagem de conceitos físicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SURDO, ENTREVISTA, ANÁLISE DO CONTEÚDO, ANÁLISE DO CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID2266_09092015201126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLY MARIA BARBOSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JAMILLY MARIA"
    "autor_email" => "jamilly_mariana123@hotmai"
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O ensino de Física tem passado por diversas mudanças para adequar-se aos desafios do mundo contemporâneo que requer um cidadão que possa corresponder às demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Apesar dos avanços ainda há diversos desafios a serem superado, um deles é a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas aulas de Física no Ensino Médio. O trabalho a seguir retrata uma pesquisa feita com um estudante surdo do Ensino Médio a fim de conhecer as dificuldades e potencialidades do Ensino de Física segundo a perspectiva de um surdo. A entrevista semiestruturada foi realizada por licenciados de Física do IFPE - Campus Pesqueira/PE com o auxílio do interprete de LIBRAS da referida instituição. Os dados foram analisados segundo as técnicas de analise do discurso de Bardin e apontam que o surdo não se sente incluído nas aulas de Física uma vez que não aprende. Ressalta que as aulas se tornam maçantes, pois o professor quase não utiliza métodos que favoreçam sua aprendizagem, como por exemplo, utilizar figuras e atividades práticas. Essa entrevista pode ajudar na compreensão das necessidades específicas dos estudantes surdos nas aulas de Física do Ensino Médio o que nos ajudará a traçar estratégias que incluam os estudantes surdos de forma ativa na aprendizagem de conceitos físicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.