ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15944 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2617 "inscrito_id" => 2266 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O ensino de Física tem passado por diversas mudanças para adequar-se aos desafios do mundo contemporâneo que requer um cidadão que possa corresponder às demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Apesar dos avanços ainda há diversos desafios a serem superado, um deles é a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas aulas de Física no Ensino Médio. O trabalho a seguir retrata uma pesquisa feita com um estudante surdo do Ensino Médio a fim de conhecer as dificuldades e potencialidades do Ensino de Física segundo a perspectiva de um surdo. A entrevista semiestruturada foi realizada por licenciados de Física do IFPE - Campus Pesqueira/PE com o auxílio do interprete de LIBRAS da referida instituição. Os dados foram analisados segundo as técnicas de analise do discurso de Bardin e apontam que o surdo não se sente incluído nas aulas de Física uma vez que não aprende. Ressalta que as aulas se tornam maçantes, pois o professor quase não utiliza métodos que favoreçam sua aprendizagem, como por exemplo, utilizar figuras e atividades práticas. Essa entrevista pode ajudar na compreensão das necessidades específicas dos estudantes surdos nas aulas de Física do Ensino Médio o que nos ajudará a traçar estratégias que incluam os estudantes surdos de forma ativa na aprendizagem de conceitos físicos." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SURDO, ENTREVISTA, ANÁLISE DO CONTEÚDO, ANÁLISE DO CONTEÚDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID2266_09092015201126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLY MARIA BARBOSA LIMA" "autor_nome_curto" => "JAMILLY MARIA" "autor_email" => "jamilly_mariana123@hotmai" "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15944 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2617 "inscrito_id" => 2266 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O ensino de Física tem passado por diversas mudanças para adequar-se aos desafios do mundo contemporâneo que requer um cidadão que possa corresponder às demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Apesar dos avanços ainda há diversos desafios a serem superado, um deles é a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas aulas de Física no Ensino Médio. O trabalho a seguir retrata uma pesquisa feita com um estudante surdo do Ensino Médio a fim de conhecer as dificuldades e potencialidades do Ensino de Física segundo a perspectiva de um surdo. A entrevista semiestruturada foi realizada por licenciados de Física do IFPE - Campus Pesqueira/PE com o auxílio do interprete de LIBRAS da referida instituição. Os dados foram analisados segundo as técnicas de analise do discurso de Bardin e apontam que o surdo não se sente incluído nas aulas de Física uma vez que não aprende. Ressalta que as aulas se tornam maçantes, pois o professor quase não utiliza métodos que favoreçam sua aprendizagem, como por exemplo, utilizar figuras e atividades práticas. Essa entrevista pode ajudar na compreensão das necessidades específicas dos estudantes surdos nas aulas de Física do Ensino Médio o que nos ajudará a traçar estratégias que incluam os estudantes surdos de forma ativa na aprendizagem de conceitos físicos." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SURDO, ENTREVISTA, ANÁLISE DO CONTEÚDO, ANÁLISE DO CONTEÚDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID2266_09092015201126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLY MARIA BARBOSA LIMA" "autor_nome_curto" => "JAMILLY MARIA" "autor_email" => "jamilly_mariana123@hotmai" "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }