Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O TRABALHO DE TUTORIA NA EXECUÇÃO DO CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS NA 7ª REGIÃO DE SAÚDE DO ESTADO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA, TUTORIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência do trabalho de tutor/apoiador no curso de Qualificação de Gestores do SUS na 7ª Região de Saúde da Paraíba. A metodologia usada é de cunho qualitativa, baseada no relato da experiência, e com base na verificação de documentos e orientações relacionadas à estratégia de realização do curso.O resultado aponta que o trabalho do tutor/apoiador no desempenho de suas atribuições educacionais, com o uso da metodologia da problematização, foi capaz de motivar e agregar conhecimentos teóricos e soluções práticas às questões – problemas apresentadas em cada parte do curso pelos estudantes/gestores organizados em equipes. Também mostrou que a inovação na metodologia do curso, foi importante elemento para favorecer as discussões e interações entre estudantes integrantes dos serviços de saúde local, a exemplo de secretários municipais, diretores Hospitalares e Unidade de Ponto Atendimento - UPA, coordenadores da atenção básica, profissionais da enfermagem entre outros, além de fortalecer as participações nas reuniões institucionais da região, a exemplo da comissão Intergestora Regional-CIR.

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