O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência do trabalho de tutor/apoiador no curso de Qualificação de Gestores do SUS na 7ª Região de Saúde da Paraíba. A metodologia usada é de cunho qualitativa, baseada no relato da experiência, e com base na verificação de documentos e orientações relacionadas à estratégia de realização do curso.O resultado aponta que o trabalho do tutor/apoiador no desempenho de suas atribuições educacionais, com o uso da metodologia da problematização, foi capaz de motivar e agregar conhecimentos teóricos e soluções práticas às questões – problemas apresentadas em cada parte do curso pelos estudantes/gestores organizados em equipes. Também mostrou que a inovação na metodologia do curso, foi importante elemento para favorecer as discussões e interações entre estudantes integrantes dos serviços de saúde local, a exemplo de secretários municipais, diretores Hospitalares e Unidade de Ponto Atendimento - UPA, coordenadores da atenção básica, profissionais da enfermagem entre outros, além de fortalecer as participações nas reuniões institucionais da região, a exemplo da comissão Intergestora Regional-CIR.