Resumo
A educação no Brasil é regida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação - a Lei 9.394/96. Com base nessa lei, vários documentos foram produzidos pelo Ministério da Educação com a finalidade de orientar as práticas educativas nas escolas brasileiras. Entre eles, estão os Parâmetros Curriculares Nacionais - os PCN, PCNEM e PCN+, as Orientações Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio – OCNEM, entre outros. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi de diagnosticar se o Projeto Político Pedagógico de uma escola Publica da cidade de Fagundes Paraíba encontra-se dentro das perspectivas descritas pelos documentos referenciais curriculares no contexto atual. O sujeito da pesquisa foi uma Escola Estadual do município de Fagundes – PB. Por fim, todo o material levantado foi confrontado com os documentos oficiais mencionados anteriormente, com o intuito de traçar um perfil da escola e observar até onde este perfil é compatível com as recomendações legais brasileiras da educação. Desta forma, foi possível constatar que o Projeto Político Pedagógico em análise não está totalmente articulado com os documentos legais. Neste sentido, a escola analisada necessita de mudanças urgentes, para se adequar aos documentos prescritos e melhorar o ensino em especial o de química.
Palavras-Chave: Documentos oficiais, Currículo, Projeto Político Pedagógico.