O trabalho tem como objetivo perceber como o tema cidadania tem sido debatido no âmbito educacional, principalmente no que confere a concepção que se apresenta na sociedade, estabelecendo um campo de diálogo sobre a educação e a cidadania. Para a construção do trabalho realiza-se uma revisão de literatura, a partir de uma perspectiva teórica com os textos discutidos na disciplina de Educação e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. A base teórica compreende os estudos de Coutinho (1994), Filho (1998), Benevides (2004), Medeiros (2006) e Charlot (2009). Posteriormente, uma pesquisa empírica com a realização de um questionário com alunos do Curso de Pedagogia de uma Universidade Particular do Município de Mossoró-RN. Diante disso, percebe-se que a cidadania ainda é vista como um tema complexo e a ausência de seu conhecimento pela população parecem dificultar a reivindicação pela garantia dos direitos sociais. Estas reivindicações vêm contribuir para compreender a cidadania numa perspectiva ampliada da garantia de direitos e entendê-la como aquela que privilegia a participação dos sujeitos na busca de um diálogo com equidade, com ética e respeito, lutando por uma sociedade mais justa.