O presente artigo se propõe analisar os mecanismos de acompanhamento das escolas públicas municipais adotados pela Secretária de Educação de um município da Paraíba. O estudo surgiu da necessidade de conhecer melhor as atribuições da Secretaria Municipal de Educação, sendo este órgão responsável pela administração da educação nos municípios, buscando compreender quais suas responsabilidades com as instituições escolares, com questões administrativas e pedagógicas, o suporte que as SME devem dar as escolas para que estas instituições desenvolvam um trabalho com qualidade de ensino e funcionamento, garantindo o acesso e a permanência á educação escolar direito de todo cidadão brasileiro, instituído na Constituição federal (1988). Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa foi à abordagem qualitativa, por entender que é o método mais adequado para esse tipo de estudo, a revisão bibliográfica, para fundamentação teórica, através de literaturas que tratam da Secretaria Municipal de Educação e gestão escolar, como a Undime (2012), o Prasem (1999), Libâneo (2013) Mendonça (2001), Cury (2007) entre outros; a analise documental de documentos oficiais como Constituição Federal (BRASIL, 1988), LDB (BRASIL, 1996) Lei Orgânica e o Plano Municipal de Educação do município pesquisado e entrevista semi-estruturada com uma funcionária da Secretaria Municipal de Educação e uma gestora escolar do município. Os resultados desta pesquisa evidenciam a resistência de praticas patrimoniaslistas no município, modelo de Estado doméstico que dificulta a implantação de mecanismos participativos embasados em princípios democráticos.