A PRÁTICA DO PROFESSOR FRENTE AO ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NAS SALAS DE AULA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NAZARÉ DA MATA – PE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15290 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 4616 "titulo" => "A PRÁTICA DO PROFESSOR FRENTE AO ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NAS SALAS DE AULA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NAZARÉ DA MATA – PE" "resumo" => "O Brasil, por ser um país multiétnico, desfruta de uma grande riqueza histórica, artística e cultural. Em detrimento dessa situação, ainda podemos encontrar atos de preconceito e discriminação, principalmente étnico-racial. Nessa perspectiva, o educador como sujeito que propicia a formação de opiniões, possui importante influência na construção de indivíduos críticos, atuantes, formadores de sua própria identidade e que respeitem a diversidade étnica e cultural inerente ao nosso país. Diante desse contexto, esta pesquisa, que está em andamento, tem por objetivo investigar a prática de professores frente ao ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira nas salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental de uma Escola municipal de Nazaré da Mata – PE. Baseamo-nos teoricamente em estudos sobre a formação docente e sobre o ensino da historia. Portanto, pretendemos apontar quais os desafios que precisam ser superados na implementação da Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira no cotidiano escolar. Assim como, identificar as dificuldades encontradas pelos docentes para trabalhar com a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana em sala de aula. E, nesse contexto, apresentar possibilidades para inserir a temática no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem se utilizado de questionários, observações em lócus e diário de campo. Evidenciamos, a partir dos depoimentos coletados, que a maioria das professoras afirmaram ter conhecimento da lei que institui a obrigatoriedade do ensino da historia e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar. Todas as participantes foram unânimes em afirmar que a temática em questão é importante, sobretudo, pela necessidade de combater o preconceito e valorizar a cultura afro-brasileira nas escolas. Porém, afirmaram que s escola não dispõe de muitos recursos pedagógicos para trabalhar com a temática na sala de aula mesmo afirmando que abordam a temática de diferentes formas. Nesse sentido, acreditamos que as profissionais da escola pesquisada tem se esforçado para inserir a temática no cotidiano escolar. Resta-nos saber, de fato, como são as práticas das referidas profissionais. Esta e outras questões, pretendemos descobrir com o desenvolvimento da nossa pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE;, ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASI, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA9_ID4616_24072015145537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCICLEIDE TARGINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCICLEIDE T. S." "autor_email" => "lucicleidetargino@hotmail" "autor_ies" => "UPE-CAMPUS MATA NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15290 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 4616 "titulo" => "A PRÁTICA DO PROFESSOR FRENTE AO ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NAS SALAS DE AULA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NAZARÉ DA MATA – PE" "resumo" => "O Brasil, por ser um país multiétnico, desfruta de uma grande riqueza histórica, artística e cultural. Em detrimento dessa situação, ainda podemos encontrar atos de preconceito e discriminação, principalmente étnico-racial. Nessa perspectiva, o educador como sujeito que propicia a formação de opiniões, possui importante influência na construção de indivíduos críticos, atuantes, formadores de sua própria identidade e que respeitem a diversidade étnica e cultural inerente ao nosso país. Diante desse contexto, esta pesquisa, que está em andamento, tem por objetivo investigar a prática de professores frente ao ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira nas salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental de uma Escola municipal de Nazaré da Mata – PE. Baseamo-nos teoricamente em estudos sobre a formação docente e sobre o ensino da historia. Portanto, pretendemos apontar quais os desafios que precisam ser superados na implementação da Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira no cotidiano escolar. Assim como, identificar as dificuldades encontradas pelos docentes para trabalhar com a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana em sala de aula. E, nesse contexto, apresentar possibilidades para inserir a temática no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem se utilizado de questionários, observações em lócus e diário de campo. Evidenciamos, a partir dos depoimentos coletados, que a maioria das professoras afirmaram ter conhecimento da lei que institui a obrigatoriedade do ensino da historia e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar. Todas as participantes foram unânimes em afirmar que a temática em questão é importante, sobretudo, pela necessidade de combater o preconceito e valorizar a cultura afro-brasileira nas escolas. Porém, afirmaram que s escola não dispõe de muitos recursos pedagógicos para trabalhar com a temática na sala de aula mesmo afirmando que abordam a temática de diferentes formas. Nesse sentido, acreditamos que as profissionais da escola pesquisada tem se esforçado para inserir a temática no cotidiano escolar. Resta-nos saber, de fato, como são as práticas das referidas profissionais. Esta e outras questões, pretendemos descobrir com o desenvolvimento da nossa pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE;, ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASI, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA9_ID4616_24072015145537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCICLEIDE TARGINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCICLEIDE T. S." "autor_email" => "lucicleidetargino@hotmail" "autor_ies" => "UPE-CAMPUS MATA NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }