Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DO PROFESSOR FRENTE AO ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NAS SALAS DE AULA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NAZARÉ DA MATA – PE

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O Brasil, por ser um país multiétnico, desfruta de uma grande riqueza histórica, artística e cultural. Em detrimento dessa situação, ainda podemos encontrar atos de preconceito e discriminação, principalmente étnico-racial. Nessa perspectiva, o educador como sujeito que propicia a formação de opiniões, possui importante influência na construção de indivíduos críticos, atuantes, formadores de sua própria identidade e que respeitem a diversidade étnica e cultural inerente ao nosso país. Diante desse contexto, esta pesquisa, que está em andamento, tem por objetivo investigar a prática de professores frente ao ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira nas salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental de uma Escola municipal de Nazaré da Mata – PE. Baseamo-nos teoricamente em estudos sobre a formação docente e sobre o ensino da historia. Portanto, pretendemos apontar quais os desafios que precisam ser superados na implementação da Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira no cotidiano escolar. Assim como, identificar as dificuldades encontradas pelos docentes para trabalhar com a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana em sala de aula. E, nesse contexto, apresentar possibilidades para inserir a temática no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem se utilizado de questionários, observações em lócus e diário de campo. Evidenciamos, a partir dos depoimentos coletados, que a maioria das professoras afirmaram ter conhecimento da lei que institui a obrigatoriedade do ensino da historia e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar. Todas as participantes foram unânimes em afirmar que a temática em questão é importante, sobretudo, pela necessidade de combater o preconceito e valorizar a cultura afro-brasileira nas escolas. Porém, afirmaram que s escola não dispõe de muitos recursos pedagógicos para trabalhar com a temática na sala de aula mesmo afirmando que abordam a temática de diferentes formas. Nesse sentido, acreditamos que as profissionais da escola pesquisada tem se esforçado para inserir a temática no cotidiano escolar. Resta-nos saber, de fato, como são as práticas das referidas profissionais. Esta e outras questões, pretendemos descobrir com o desenvolvimento da nossa pesquisa.

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