Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM UM PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA PROMOVER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: RECURSOS DIDÁTICOS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16158
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 215
    "inscrito_id" => 4131
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM UM PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA PROMOVER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Nas últimas décadas, as necessidades da sociedade impulsionaram a busca pelo desenvolvimento do conhecimento, para se obter uma melhor compreensão do saber, desta forma os objetivos perseguidos no presente estudo surgiram em função das grandes dificuldades enfrentadas pelos professores no ato do ensino por falta de recursos que possibilitem a integração entre teoria e prática. Este fato tem sido motivo de grande preocupação dos educadores que tentam encontrar alternativas de ensino visando uma melhor compreensão por parte do aluno, não apenas, através de uma sistematização de ensino por parte do professor, mas também, de procedimentos metodológicos que facilitem o processo ensino aprendizagem. O campo de pesquisa foi uma Instituição privada de Nível Superior do Estado de Pernambuco, onde dela participaram 26 (vinte e seis) estudantes do curso de Licenciatura Plena em Matemática. Neste sentido, o presente trabalho que teve como objetivo mostrar a importância da Transposição Didática a partir da utilização dos recursos didáticos para promover Aprendizagem Significativa, após o confronto dos questionários investigativos utilizando-se o programa estatístico Teste T de Student, através das análises da investigação foi possível observar após a definição da pesquisa que o nível de confiabilidade garantiu a construção do conhecimento matemático, caracterizando uma Aprendizagem Significativa de forma superordenada.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4131_14072015125743.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HÉLIO OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "HÉLIO"
    "autor_email" => "helioosr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACUILDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16158
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 215
    "inscrito_id" => 4131
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM UM PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA PROMOVER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Nas últimas décadas, as necessidades da sociedade impulsionaram a busca pelo desenvolvimento do conhecimento, para se obter uma melhor compreensão do saber, desta forma os objetivos perseguidos no presente estudo surgiram em função das grandes dificuldades enfrentadas pelos professores no ato do ensino por falta de recursos que possibilitem a integração entre teoria e prática. Este fato tem sido motivo de grande preocupação dos educadores que tentam encontrar alternativas de ensino visando uma melhor compreensão por parte do aluno, não apenas, através de uma sistematização de ensino por parte do professor, mas também, de procedimentos metodológicos que facilitem o processo ensino aprendizagem. O campo de pesquisa foi uma Instituição privada de Nível Superior do Estado de Pernambuco, onde dela participaram 26 (vinte e seis) estudantes do curso de Licenciatura Plena em Matemática. Neste sentido, o presente trabalho que teve como objetivo mostrar a importância da Transposição Didática a partir da utilização dos recursos didáticos para promover Aprendizagem Significativa, após o confronto dos questionários investigativos utilizando-se o programa estatístico Teste T de Student, através das análises da investigação foi possível observar após a definição da pesquisa que o nível de confiabilidade garantiu a construção do conhecimento matemático, caracterizando uma Aprendizagem Significativa de forma superordenada.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4131_14072015125743.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HÉLIO OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "HÉLIO"
    "autor_email" => "helioosr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACUILDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo Nas últimas décadas, as necessidades da sociedade impulsionaram a busca pelo desenvolvimento do conhecimento, para se obter uma melhor compreensão do saber, desta forma os objetivos perseguidos no presente estudo surgiram em função das grandes dificuldades enfrentadas pelos professores no ato do ensino por falta de recursos que possibilitem a integração entre teoria e prática. Este fato tem sido motivo de grande preocupação dos educadores que tentam encontrar alternativas de ensino visando uma melhor compreensão por parte do aluno, não apenas, através de uma sistematização de ensino por parte do professor, mas também, de procedimentos metodológicos que facilitem o processo ensino aprendizagem. O campo de pesquisa foi uma Instituição privada de Nível Superior do Estado de Pernambuco, onde dela participaram 26 (vinte e seis) estudantes do curso de Licenciatura Plena em Matemática. Neste sentido, o presente trabalho que teve como objetivo mostrar a importância da Transposição Didática a partir da utilização dos recursos didáticos para promover Aprendizagem Significativa, após o confronto dos questionários investigativos utilizando-se o programa estatístico Teste T de Student, através das análises da investigação foi possível observar após a definição da pesquisa que o nível de confiabilidade garantiu a construção do conhecimento matemático, caracterizando uma Aprendizagem Significativa de forma superordenada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.