Resumo
Nas últimas décadas, as necessidades da sociedade impulsionaram a busca pelo desenvolvimento do conhecimento, para se obter uma melhor compreensão do saber, desta forma os objetivos perseguidos no presente estudo surgiram em função das grandes dificuldades enfrentadas pelos professores no ato do ensino por falta de recursos que possibilitem a integração entre teoria e prática. Este fato tem sido motivo de grande preocupação dos educadores que tentam encontrar alternativas de ensino visando uma melhor compreensão por parte do aluno, não apenas, através de uma sistematização de ensino por parte do professor, mas também, de procedimentos metodológicos que facilitem o processo ensino aprendizagem. O campo de pesquisa foi uma Instituição privada de Nível Superior do Estado de Pernambuco, onde dela participaram 26 (vinte e seis) estudantes do curso de Licenciatura Plena em Matemática. Neste sentido, o presente trabalho que teve como objetivo mostrar a importância da Transposição Didática a partir da utilização dos recursos didáticos para promover Aprendizagem Significativa, após o confronto dos questionários investigativos utilizando-se o programa estatístico Teste T de Student, através das análises da investigação foi possível observar após a definição da pesquisa que o nível de confiabilidade garantiu a construção do conhecimento matemático, caracterizando uma Aprendizagem Significativa de forma superordenada.