É inquestionável a importância da Educação Ambiental (EA) no processo educativo para a formação de estudantes capazes de tomar decisões fundamentadas e participar de discussões em sua comunidade no que se refere às questões ambientais. Diante dos problemas vividos em nossa sociedade, o tratamento dos problemas socioambientais no ensino formal é uma das condições que contribuem para mudanças e transformações do modelo capitalista, que estimula o consumo exagerado e reforça as desigualdades sociais. Este trabalho se propôs a estudar a educação ambiental na escola, buscando conscientizar os envolvidos no que se diz respeito à proteção do meio em que vivemos, além de sanar a falta de informações, principalmente sobre o destino final de resíduos sólidos e suas consequências. O objetivo principal foi desenvolver ações educativas junto aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no estado da Paraíba, sobre questões e problemas ambientais, mais especificamente no tocante a temática do lixo, através de métodos ativos, palestras, confecção de objetos reciclados além de leitura e interpretação de textos. Constatou-se que educação ambiental na escola é hoje o instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. Este é o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental, promovam a melhoria da qualidade de vida e reduzam a pressão sobre os recursos ambientais.