Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa que buscou identificar e classificar as metáforas conceptuais presentes em reportagens jornalísticas sobre a copa do mundo 2014. Partimos da hipótese de que o recurso das metáforas é uma estratégia discursiva de que se vale o jornal para explicitar a ideologia que o sustenta. No nosso caso, considerando a temática escolhida, as metáforas encontradas marcam a posição dos jornais frente ao evento “copa do mundo”. Utilizamos, como alicerce teórico, os postulados de cunho cognitivista de Lakoff e Johnson (2002[1980]), os quais postulam que a metáfora conceptual é um modelo cognitivo que consiste em “compreender e experienciar uma coisa em termos de outra” (2002[1980], p.18). O corpus foi constituído de três reportagens retiradas das Revistas Veja, Época e Isto é, entre os meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014. O resultado da pesquisa não só confirmou a hipótese levantada como também demonstrou a forte influência da questão cultural na realização da metáfora conceptual, evidenciando, assim, a relação entre linguagem, cultura e pensamento. Nossa pesquisa revelou-nos que, apesar de alguns brasileiros terem ficado insatisfeitos com a notícia de que o Brasil sediaria a copa do mundo 2014, devido às condições precárias do país, o evento futebol é considerado orgulho para os brasileiros e de grande importância em nossa cultura.