Este estudo é um recorte do projeto de pesquisa que tem como proposta analisar os programas das Práticas de Ensino dos Cursos de Ciências Biológicas de cada campus da Universidade de Pernambuco (Garanhuns, Mata Norte e Petrolina) e conhecer a concepção dos graduandos e dos professores sobre as práticas, visando à adequação dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, de forma que a formação pedagógica do futuro professor possa ser compartilhada não somente pelos professores que trabalham as disciplinas pedagógicas do curso, mas por todos os docentes que atuam no mesmo. A pesquisa foi realizada com 131 estudantes do Curso de Ciências Biológica da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte. Como resultado parcial, concluímos que na visão dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte, foi destacada a importância das Práticas de Ensino para a formação de professores, e que existe uma preocupação explicitada no PPC em proporcionar atividades que os licenciandos possam iniciar a construção de relações entre o conhecimento científico e o pedagógico, por meio do saber-fazer nas Práticas. Entretanto, é necessário enfatizar as reflexões dos estudantes quanto à questão de viabilizar as práticas de forma dinâmica e contextualizadas de forma que a concebam de forma mais abrangente, menos linear e além de tudo como um processo de reconstrução de conhecimento.