Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DAS INTERFACES PARA A INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS COMO NORTEDADORAS DO FAZER PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NOS CAMPI DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: PRÁTICAS DE ENSINO, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, FAZER-SABER, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15721
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1623
    "inscrito_id" => 4848
    "titulo" => "DAS INTERFACES PARA A INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS COMO NORTEDADORAS DO FAZER PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NOS CAMPI DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Este estudo é um recorte do projeto de pesquisa que tem como proposta analisar os programas das Práticas de Ensino dos Cursos de Ciências Biológicas de cada campus da Universidade de Pernambuco (Garanhuns, Mata Norte e Petrolina) e conhecer a concepção dos graduandos e dos professores sobre as práticas, visando à adequação dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, de forma que a formação pedagógica do futuro professor possa ser compartilhada não somente pelos professores que trabalham as disciplinas pedagógicas do curso, mas por todos os docentes que atuam no mesmo. A pesquisa foi realizada com 131 estudantes do Curso de Ciências Biológica da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte. Como resultado parcial, concluímos que na visão dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte, foi destacada a importância das Práticas de Ensino para a formação de professores, e que existe uma preocupação explicitada no PPC em proporcionar atividades que os licenciandos possam iniciar a construção de relações entre o conhecimento científico e o pedagógico, por meio do saber-fazer nas Práticas. Entretanto, é necessário enfatizar as reflexões dos estudantes quanto à questão de viabilizar as práticas de forma dinâmica e contextualizadas de forma que a concebam de forma mais abrangente, menos linear e além de tudo como um processo de reconstrução de conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE ENSINO, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, FAZER-SABER, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID4848_07092015213930.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRTES RIBEIRO DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIRTES LIRA"
    "autor_email" => "mirtes.lira@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15721
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1623
    "inscrito_id" => 4848
    "titulo" => "DAS INTERFACES PARA A INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS COMO NORTEDADORAS DO FAZER PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NOS CAMPI DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Este estudo é um recorte do projeto de pesquisa que tem como proposta analisar os programas das Práticas de Ensino dos Cursos de Ciências Biológicas de cada campus da Universidade de Pernambuco (Garanhuns, Mata Norte e Petrolina) e conhecer a concepção dos graduandos e dos professores sobre as práticas, visando à adequação dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, de forma que a formação pedagógica do futuro professor possa ser compartilhada não somente pelos professores que trabalham as disciplinas pedagógicas do curso, mas por todos os docentes que atuam no mesmo. A pesquisa foi realizada com 131 estudantes do Curso de Ciências Biológica da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte. Como resultado parcial, concluímos que na visão dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte, foi destacada a importância das Práticas de Ensino para a formação de professores, e que existe uma preocupação explicitada no PPC em proporcionar atividades que os licenciandos possam iniciar a construção de relações entre o conhecimento científico e o pedagógico, por meio do saber-fazer nas Práticas. Entretanto, é necessário enfatizar as reflexões dos estudantes quanto à questão de viabilizar as práticas de forma dinâmica e contextualizadas de forma que a concebam de forma mais abrangente, menos linear e além de tudo como um processo de reconstrução de conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE ENSINO, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, FAZER-SABER, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID4848_07092015213930.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRTES RIBEIRO DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIRTES LIRA"
    "autor_email" => "mirtes.lira@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este estudo é um recorte do projeto de pesquisa que tem como proposta analisar os programas das Práticas de Ensino dos Cursos de Ciências Biológicas de cada campus da Universidade de Pernambuco (Garanhuns, Mata Norte e Petrolina) e conhecer a concepção dos graduandos e dos professores sobre as práticas, visando à adequação dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, de forma que a formação pedagógica do futuro professor possa ser compartilhada não somente pelos professores que trabalham as disciplinas pedagógicas do curso, mas por todos os docentes que atuam no mesmo. A pesquisa foi realizada com 131 estudantes do Curso de Ciências Biológica da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte. Como resultado parcial, concluímos que na visão dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte, foi destacada a importância das Práticas de Ensino para a formação de professores, e que existe uma preocupação explicitada no PPC em proporcionar atividades que os licenciandos possam iniciar a construção de relações entre o conhecimento científico e o pedagógico, por meio do saber-fazer nas Práticas. Entretanto, é necessário enfatizar as reflexões dos estudantes quanto à questão de viabilizar as práticas de forma dinâmica e contextualizadas de forma que a concebam de forma mais abrangente, menos linear e além de tudo como um processo de reconstrução de conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.