DA TROCA DE LIVROS A TROCA DE SABERES – CIRANDA DE LIVROS
Autor: Maria Aparecida Alves de Andrade
Escola Lápis de Cor, Natal/RN, andrade.aparecida@bol.com.br
RESUMO
Este trabalho analisa a interação envolvida pelos alunos da Educação Infantil, familiares e comunidade escolar ao ser implementado o Projeto anual “Cirando de Livros”, e seu efeito na proposta de ensino para leitura e escrita. A investigação é centrada na aproximação com o letramento literário a partir dos cinco sentidos: o olhar, o tocar, o ouvir e o saborear. Fundamenta-se em documentos localizados na Instituição de Ensino Escola Lápis de Cor- Natal/RN como registro fotográfico, vídeos, atividades experimentais e de registro escrito que estão em andamento. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (2006); Abramovich (1989); Oliveira (2001). O estudo centrar-se-á em uma atividade pedagógica prática, conduzida pela dinâmica da troca de um livro literário, e essa ação educativa ajuda a criança a pôr em prática um valor que facilita a boa convivência e oportuniza as professoras trabalhar o aspecto emocional e social, o que irá desenvolver atitudes saudáveis. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa bibliográfica e análise do caderno de atividades. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho é o de possibilitar momentos para esses sujeitos propor problemas a partir da situação apresentada e, a partir dessa, elaborar hipóteses durante a roda de discussões e relacioná-las ao conceito estudado, e refletir criticamente sobre a atividade. Para realização desse estudo, será conduzido um caderno de atividades, onde para cada livro lido deverá ser realizada uma atividade. A atividade experimental está em andamento, visto isso, os resultados ainda não poderão ser expostos.