DA TROCA DE LIVROS A TROCA DE SABERES - CIRANDA DE LIVROS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15716 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1561 "inscrito_id" => 8188 "titulo" => "DA TROCA DE LIVROS A TROCA DE SABERES - CIRANDA DE LIVROS" "resumo" => """ DA TROCA DE LIVROS A TROCA DE SABERES – CIRANDA DE LIVROS\r\n Autor: Maria Aparecida Alves de Andrade\r\n Escola Lápis de Cor, Natal/RN, andrade.aparecida@bol.com.br\r\n \r\n \t\r\n RESUMO\r\n \r\n Este trabalho analisa a interação envolvida pelos alunos da Educação Infantil, familiares e comunidade escolar ao ser implementado o Projeto anual “Cirando de Livros”, e seu efeito na proposta de ensino para leitura e escrita. A investigação é centrada na aproximação com o letramento literário a partir dos cinco sentidos: o olhar, o tocar, o ouvir e o saborear. Fundamenta-se em documentos localizados na Instituição de Ensino Escola Lápis de Cor- Natal/RN como registro fotográfico, vídeos, atividades experimentais e de registro escrito que estão em andamento. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (2006); Abramovich (1989); Oliveira (2001). O estudo centrar-se-á em uma atividade pedagógica prática, conduzida pela dinâmica da troca de um livro literário, e essa ação educativa ajuda a criança a pôr em prática um valor que facilita a boa convivência e oportuniza as professoras trabalhar o aspecto emocional e social, o que irá desenvolver atitudes saudáveis. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa bibliográfica e análise do caderno de atividades. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho é o de possibilitar momentos para esses sujeitos propor problemas a partir da situação apresentada e, a partir dessa, elaborar hipóteses durante a roda de discussões e relacioná-las ao conceito estudado, e refletir criticamente sobre a atividade. Para realização desse estudo, será conduzido um caderno de atividades, onde para cada livro lido deverá ser realizada uma atividade. A atividade experimental está em andamento, visto isso, os resultados ainda não poderão ser expostos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO;, ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS;, EDUCAÇÃO INFANTIL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID8188_07092015162907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ALVES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "andrade.aparecida@bol.com" "autor_ies" => "FAL ESTÁCIO NATAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15716 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1561 "inscrito_id" => 8188 "titulo" => "DA TROCA DE LIVROS A TROCA DE SABERES - CIRANDA DE LIVROS" "resumo" => """ DA TROCA DE LIVROS A TROCA DE SABERES – CIRANDA DE LIVROS\r\n Autor: Maria Aparecida Alves de Andrade\r\n Escola Lápis de Cor, Natal/RN, andrade.aparecida@bol.com.br\r\n \r\n \t\r\n RESUMO\r\n \r\n Este trabalho analisa a interação envolvida pelos alunos da Educação Infantil, familiares e comunidade escolar ao ser implementado o Projeto anual “Cirando de Livros”, e seu efeito na proposta de ensino para leitura e escrita. A investigação é centrada na aproximação com o letramento literário a partir dos cinco sentidos: o olhar, o tocar, o ouvir e o saborear. Fundamenta-se em documentos localizados na Instituição de Ensino Escola Lápis de Cor- Natal/RN como registro fotográfico, vídeos, atividades experimentais e de registro escrito que estão em andamento. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (2006); Abramovich (1989); Oliveira (2001). O estudo centrar-se-á em uma atividade pedagógica prática, conduzida pela dinâmica da troca de um livro literário, e essa ação educativa ajuda a criança a pôr em prática um valor que facilita a boa convivência e oportuniza as professoras trabalhar o aspecto emocional e social, o que irá desenvolver atitudes saudáveis. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa bibliográfica e análise do caderno de atividades. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho é o de possibilitar momentos para esses sujeitos propor problemas a partir da situação apresentada e, a partir dessa, elaborar hipóteses durante a roda de discussões e relacioná-las ao conceito estudado, e refletir criticamente sobre a atividade. Para realização desse estudo, será conduzido um caderno de atividades, onde para cada livro lido deverá ser realizada uma atividade. A atividade experimental está em andamento, visto isso, os resultados ainda não poderão ser expostos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO;, ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS;, EDUCAÇÃO INFANTIL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID8188_07092015162907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ALVES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "andrade.aparecida@bol.com" "autor_ies" => "FAL ESTÁCIO NATAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }