DA INCLUSÃO DIGITAL À REINSERÇÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADULTOS E IDOSOS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15712 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 5538 "titulo" => "DA INCLUSÃO DIGITAL À REINSERÇÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADULTOS E IDOSOS" "resumo" => """ DA INCLUSÃO DIGITAL À REINSERÇÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADULTOS E IDOSOS\r\n \r\n Aldeci Luiz de Oliveira\r\n \r\n Profa. Dra. PMCG\r\n E-mail: aldecioliveira@hotmail.com\r\n \r\n \r\n Maria de Lourdes Cirne Diniz\r\n \r\n Profa. Ms. UEPB\r\n E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br\r\n \r\n \r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n \r\n O presente artigo aborda a prática das políticas de informática no processo de ensino e aprendizagem e formas de participação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola pública. Definimos como objetivos analisar como as políticas de informática na educação se estabelecem na prática educativa da escola pública e formas de participação nas organizações do trabalho e do currículo, bem como, desvelar o processo de construção de cidadania para e pelos idosos, por meio do projeto de letramento e inclusão digital para adultos e idosos. A inclusão digital é um processo de democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação de forma a permitir a inserção de todos na sociedade. O referencial teve como autores: Pretto (2012,1996), Moran (2009), Kachar (2001), entre outros. Desenvolvemos a pesquisa sob a forma de estudo de caso e utilizamos questionários para a abordagem dos sujeitos da investigação. A metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho documental e bibliográfico. O universo se deu no Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade - PIAT/PROEXT/UFCG e alunos de Licenciatura em Computação da UEPB. Atribuímos relevância ao estudo, cujo interesse estar em relação à possibilidade de adaptação – o que era novo à situação cotidiana. Precisamos desenvolver currículos em redes de aprendizagem, como forma de promover a inclusão digital e social da terceira idade, no sentido de resgatar a dignidade e a reinserção dos idosos na sociedade de maneira cidadã. \r\n Palavras-chave: Tecnologia, Terceira Idade, Reinserção Social. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, TERCEIRA IDADE, REINSERÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID5538_10082015153736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDECI LUIZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALDECI" "autor_email" => "aldecioliveira@hotmail.co" "autor_ies" => "PMCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15712 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 5538 "titulo" => "DA INCLUSÃO DIGITAL À REINSERÇÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADULTOS E IDOSOS" "resumo" => """ DA INCLUSÃO DIGITAL À REINSERÇÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADULTOS E IDOSOS\r\n \r\n Aldeci Luiz de Oliveira\r\n \r\n Profa. Dra. PMCG\r\n E-mail: aldecioliveira@hotmail.com\r\n \r\n \r\n Maria de Lourdes Cirne Diniz\r\n \r\n Profa. Ms. UEPB\r\n E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br\r\n \r\n \r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n \r\n O presente artigo aborda a prática das políticas de informática no processo de ensino e aprendizagem e formas de participação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola pública. Definimos como objetivos analisar como as políticas de informática na educação se estabelecem na prática educativa da escola pública e formas de participação nas organizações do trabalho e do currículo, bem como, desvelar o processo de construção de cidadania para e pelos idosos, por meio do projeto de letramento e inclusão digital para adultos e idosos. A inclusão digital é um processo de democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação de forma a permitir a inserção de todos na sociedade. O referencial teve como autores: Pretto (2012,1996), Moran (2009), Kachar (2001), entre outros. Desenvolvemos a pesquisa sob a forma de estudo de caso e utilizamos questionários para a abordagem dos sujeitos da investigação. A metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho documental e bibliográfico. O universo se deu no Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade - PIAT/PROEXT/UFCG e alunos de Licenciatura em Computação da UEPB. Atribuímos relevância ao estudo, cujo interesse estar em relação à possibilidade de adaptação – o que era novo à situação cotidiana. Precisamos desenvolver currículos em redes de aprendizagem, como forma de promover a inclusão digital e social da terceira idade, no sentido de resgatar a dignidade e a reinserção dos idosos na sociedade de maneira cidadã. \r\n Palavras-chave: Tecnologia, Terceira Idade, Reinserção Social. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, TERCEIRA IDADE, REINSERÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID5538_10082015153736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDECI LUIZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALDECI" "autor_email" => "aldecioliveira@hotmail.co" "autor_ies" => "PMCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }