Boa parte das pessoas relacionam a Matemática como sendo algo muito difícil e complexo, que não tem uma compreensão obtida por todos, mas sim apenas por aqueles que eles consideram portadores de uma inteligência acima da média. A prática pedagógica pode ser supostamente um dos fatores que ajudam os alunos a terem uma visão diferenciada sobre tal disciplina. Este estudo tem como objetivo verificar se a prática pedagógica do professor influencia na aprendizagem do aluno, investigar as metodologias de ensino apresentadas pelos professores de matemática e averiguar a relação de interação entre professor e aluno na sala de aula, a fim de facilitar e colaborar com o trabalho dos profissionais da educação matemática no que diz respeito à prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, que contém dados obtidos através de questionários e entrevistas de pesquisa aplicadas a 210 alunos do Ensino Médio da Escola Orlando Venâncio dos Santos do município de Cuité-PB. Em suma, é preciso que exista uma parceria entre professor e aluno, que o docente tenha em mente boas práticas e também que o aluno saiba que deve cumprir algumas competências, que só ter um professor com boas metodologias não é suficiente para aprender matemática e que a aprendizagem depende de ambas as partes, do professor e do aluno.