Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO INCLUSIVO: REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA, EDUCAÇÃO INDÍGENAS, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo: Este trabalho originou-se a partir de um relato de experiência desenvolvida através das atividades de monitoria na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA no Curso Licenciatura Intercultural Indígena. No qual, os estudantes são indígenas e já atuam na educação básica nas aldeias de seu respectivo povo. Esses estudantes são dos 12 povos indígenas de Pernambuco. Temos uma vivência enriquecedora, com esses povos, por mais de (01) um ano. Na qual suscitaram algumas inquietações, dentre elas a que elegemos como nossa questão problema: será necessário um currículo diferenciado para atender as necessidades educacionais na educação básica dos povos indígenas de Pernambuco? Assim partimos do pressuposto: Sim, há necessidade de um currículo diferenciado que atenda às necessidades escolares da comunidade indígena, visto que a realidade e o contexto escolar são diferente dos povos não indígenas. Através de entrevistas, relatos, vídeos e visitação as escolas do povo pankararu em Tacaratu – PE. Assim, confirmamos nosso pressuposto.

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