Resumo: Este trabalho originou-se a partir de um relato de experiência desenvolvida através das atividades de monitoria na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA no Curso Licenciatura Intercultural Indígena. No qual, os estudantes são indígenas e já atuam na educação básica nas aldeias de seu respectivo povo. Esses estudantes são dos 12 povos indígenas de Pernambuco. Temos uma vivência enriquecedora, com esses povos, por mais de (01) um ano. Na qual suscitaram algumas inquietações, dentre elas a que elegemos como nossa questão problema: será necessário um currículo diferenciado para atender as necessidades educacionais na educação básica dos povos indígenas de Pernambuco? Assim partimos do pressuposto: Sim, há necessidade de um currículo diferenciado que atenda às necessidades escolares da comunidade indígena, visto que a realidade e o contexto escolar são diferente dos povos não indígenas. Através de entrevistas, relatos, vídeos e visitação as escolas do povo pankararu em Tacaratu – PE. Assim, confirmamos nosso pressuposto.