Um dos focos do subprojeto PIBID Letras-Inglês na Universidade Federal da Paraíba para o Ensino fundamental é o trabalho de ensino de língua inglesa para os alunos com necessidade especiais da escola municipal atendida. Assim, no primeiro semestre de 2015, 7 bolsistas realizaram atividades em sala se aula e fora dela para facilitar o aprendizado de inglês para esse público. Este trabalho tem como foco discutir aspectos relacionados à inclusão do salunos com deficiência acompanhados nessa escola a partir de uma pesquisa que investigou como esta inclusão está sendo praticada nas aulas de língua inglesa, no que tange aos seguintes aspectos: os conteúdos de aprendizagem; o relacionamento com o professor e com a turma; os materiais utilizados pelos professores; e o trabalho com esses alunos na sala de recursos multifuncionais. Essa pesquisa se apoia nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1988, onde se afirma que para promover a inclusão real de alunos com deficiência é preciso adaptar o currículo escolar, as metodologias, as atividades e até a forma de contextualizar o conteúdo em sala. Autores como Drago (2013) também advogam em defesa das adaptações curriculares e destacam que o professor deve ter o conhecimento sobre seu aluno para que possa tomar decisões, como também é essencial uma interação respeitosa, responsável e consciente entre o professor e os outros alunos da turma e os alunos com necessidades especiais. Em termos de metodologia, a investigação toma como corpus de análise os relatos mensais de 7 bolsistas PIBID que atuaram nessa escola em 2015, e busca identificar nesses relatos os fragmentos que dizem respeito aos aspectos observados relacionados à inclusão dentro da escola, e especificamente, nas aulas de língua inglesa. A partir dos fragmentos destacados, busca-se interpretar como a inclusão está sendo compreendida e posta em prática nesse contexto, e quais os desafios e mudanças necessárias para facilitar esse processo. As primeiras análises revelam, por exemplo, que em língua inglesa, as atividades planejadas para os alunos com deficiência não condizem com o nível de conhecimento dos alunos e não os ajuda a avançar do ponto de vista cognitivo, porque apresentam um conteúdo muito além ou muito aquém do que esses alunos são capazes de realizar. O fato de os alunos com deficiência não serem atendidos em suas necessidades de aprendizagem e terem suas limitações ignoradas dificulta sua progressão dentro dos conteúdos trabalhados em sala. Espera-se que essa pesquisa contribua para o entendimento dos desafios atuais da inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino fundamental regular, particularmente no que se refere à disciplina língua inglesa, abrindo possibilidades para o desenvolvimento de ações curriculares que transformem a forma como eles são vistos e tratados dentro da sala de aula, de forma a atender as suas necessidades específicas, o que é garantido por lei.