REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE JOÃO PESSOA/PB.
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Assim, no primeiro semestre de 2015, 7 bolsistas realizaram atividades em sala se aula e fora dela para facilitar o aprendizado de inglês para esse público. Este trabalho tem como foco discutir aspectos relacionados à inclusão do salunos com deficiência acompanhados nessa escola a partir de uma pesquisa que investigou como esta inclusão está sendo praticada nas aulas de língua inglesa, no que tange aos seguintes aspectos: os conteúdos de aprendizagem; o relacionamento com o professor e com a turma; os materiais utilizados pelos professores; e o trabalho com esses alunos na sala de recursos multifuncionais. Essa pesquisa se apoia nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1988, onde se afirma que para promover a inclusão real de alunos com deficiência é preciso adaptar o currículo escolar, as metodologias, as atividades e até a forma de contextualizar o conteúdo em sala. Autores como Drago (2013) também advogam em defesa das adaptações curriculares e destacam que o professor deve ter o conhecimento sobre seu aluno para que possa tomar decisões, como também é essencial uma interação respeitosa, responsável e consciente entre o professor e os outros alunos da turma e os alunos com necessidades especiais. Em termos de metodologia, a investigação toma como corpus de análise os relatos mensais de 7 bolsistas PIBID que atuaram nessa escola em 2015, e busca identificar nesses relatos os fragmentos que dizem respeito aos aspectos observados relacionados à inclusão dentro da escola, e especificamente, nas aulas de língua inglesa. A partir dos fragmentos destacados, busca-se interpretar como a inclusão está sendo compreendida e posta em prática nesse contexto, e quais os desafios e mudanças necessárias para facilitar esse processo. 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