É no período da adolescência que o indivíduo passa por várias mudanças, dentre elas, ocorrem mudanças físicas e comportamentais que influenciam positiva ou negativamente sua vida. Diante de uma juventude que se alimenta de lanches rápidos, é necessário que a escola conheça os hábitos alimentares dos discentes, para que possa corrigir distorções nutricionais, que podem ser combatidas em parte utilizando aulas voltadas para a educação alimentar. Tornando então evidente a importância dos bons hábitos alimentares sob vários aspectos. O presente trabalho objetivou conhecer os hábitos alimentares de discentes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (EEEFMJLN), município de Barra de Santa Rosa-PB, buscando ensinar os elementos norteadores para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. O estudo foi realizado no mês de julho de 2015 com 49 alunos do 1º ano do ensino médio e foi realizado em três etapas: a aplicação de um questionário para identificação de quais alimentos os alunos consomem nas três principais refeições; explicação dos alimentos quanto à sua composição (macronutrientes e micronutrientes) e sua importância; comparação dos alimentos consumidos com os recomendados para uma alimentação saudável. A maioria dos entrevistados 98% indicou não saber diferenciar alimentos que contenham as biomoléculas (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais), 65,3% também declarou não trocar uma refeição por um lanche. A maioria dos alunos 73,4% consome no café da manhã alimentos ricos em proteínas e cálcio. No almoço 96% consomem alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais; já no jantar 79,6 % dos alunos consomem mais alimentos proteicos. Ainda, 53,1% dos alunos consumem pelo menos uma vez na semana frituras e massas. Fica evidente a necessidade de articular mais ações educacionais na escola a fim de que as aulas de Biologia possam proporcionar um melhor entendimento do valor de uma alimentação saudável através de estratégias didáticas como jogos, modelos didáticos, palestras, exibição de filmes, dentre outros, tornando a aprendizagem informativa, motivadora e prazerosa.