O presente artigo pretende apresentar o impacto da disciplina Fundamentos da Educação no curso de formação de professor em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros, município localizado no Alto Oeste Potiguar. Pretende-se através do diálogo entre Bruner (1996), Coelho (2005), Duarte (2006), Freire (1996) Gadotti (1992), Luckesi (2008), Pereira (2002), Pourtois (1999), Lakatos (2010), conhecer a influência do ensino-aprendizagem na perspectiva da docência crítico – reflexiva, tão discutida e defendida no sistema educacional, porém, pouco implementada nas salas de aula, sejam essas aulas na educação básica ou na universidade. Aborda-se, portanto, como os jovens contemporâneos, estudantes de geografia, constituem-se professores nessa universidade, que prioriza a memorização, ao invés da reconstrução do conhecimento. Os resultados deste estudo revela que o modo cartesiano de ser, pensar e agir dos professores universitários, estão na contramão do modo narrativo de ser, pensar e agir dos estudantes. Assim, a universidade vem formando educadores em série. O impacto deste estudo e da disciplina Fundamentos da Educação em nós, futuros educadores, foi o reconhecimento da urgência de sermos professores inovadores, de fato e, não tão somente, de direito.