Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECIMENTO POPULAR X CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ESTUDO DOS ARTRÓPODES

Palavra-chaves: ARTRÓPODES, ASQUEROSOS, PEÇONHENTOS Pôster (PO) / Poster Submission Popularização da Ciência
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

É comum na maior parte da população ao se fazer a pergunta: O que são animais peçonhentos? A maioria responder que são animais nojentos ou que causam repudio e que se sente medo. O que pouca gente sabe é que esse é um conceito errado que a população criou para aqueles animais que ao entrar em contato conosco podem nos causar sérios danos desde simples reações até o óbito. Um fator alarmante é que os índices de pessoas vitimadas por esses animais só crescem se tornando uma questão de saúde publica. Sendo assim, vendo a importância do estudo dos animais peçonhentos para o melhor entendimento dos Artrópodes, este trabalho foi desenvolvido com a intenção de apresentar aos alunos o que realmente são animais peçonhentos, medidas preventivas, noções de primeiros socorros e sintomatologia por meio de aulas práticas e teóricas. O presente trabalho esta sendo realizado com alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Solon de Lucena. A principio foi distribuído na turma um questionário com perguntas simples sobre o tema que seria trabalhado a fim de sondar quais conhecimentos os alunos tinham a respeito do assunto antes deste ser trabalho em sala. Em seguida foi apresentado o que seria abordado em nossas aulas: os artrópodes e suas classes dando mais ênfase posteriormente aos Aracnídeos já que pertence a esse grupo os escorpiões e aranhas que até agora foram o foco principal. Posteriormente foi trabalhado sobre a sintomatologia apresentada por vítimas dos escorpiões e aranhas e sobre quais cuidados os mesmo devem receber explicando os níveis de toxicidade que a pessoa lesada pode apresentar. Além disso, foi discutido com a turma as medidas de prevenção para evitar acidentes com esses animais nas residências ou em ambientes de trabalho.Afim de analisar quais conhecimentos realmente foram entendidos pelos alunos, foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas com perguntas sobre o assunto em questão assim como a realização da dinâmica do passa ou repassa com questões envolvendo o grupo no geral.Com a realização das atividades foi notável a ótima participação dos alunos durante as aulas e o grande interesse dos mesmos sobre a temática abordada com grande número de perguntas feitas durante as aulas. Outro fator importante foi que a partir deste trabalho eles souberam diferenciar o que são animais peçonhentos e venenosos, o que antes disto não sabiam afirmando as definições peçonhentos e asquerosos terem o mesmo sentido e significado. Sendo assim este trabalho se faz de grande importância pois a partir dos mesmos, os conhecimento adquiridos por cada aluno durante as aulas, são repassados a seus amigos e familiares por meio do diálogo evitando possíveis acidentes com esses animais e auxiliando no entendimento sobre os artrópodes. A abordagem dessa temática de forma interativa e dinâmica se fez de grande importância para despertar nos alunos ainda mais o interesse sobre o assunto tendo em vista que também se trata de assunto de saúde publica.

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