Esse trabalho discute os resultados advindos de uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar como os professores da educação básica compreendem a multiculturalidade em suas abordagens e perspectivas, as relações de identidade e diferença no contexto escolar, e como essas interpretações subsidiam a práxis educativa, essa investigação é parte integrante da avaliação da disciplina Educação Permanente e Multiculturalidade da Pós- Graduação Lato Sensu Educação e Linguagens para a Multiculturalidade DE/CAMEAM/UERN. As discussões teóricas se pautaram em: Candau (2008) acerca das abordagens e perspectivas do multiculturalismo; Canen (2007); Sartre (1994-1999) e Silva (2009) sobre o processo de construção da identidade e diferença. Na pesquisa de campo construímos um questionário e aplicamos aos pedagogos A e B as questões se centravam em reflexões acerca dos termos multiculturalismo, identidade e diferença e as suas implicações pedagógicas. As conclusões nos apontam que os pedagogos A e B compreendem o termo multiculturalismo como a existência de diversas culturas em um sociedade, quanto as suas abordagens e perspectivas percebemos que o pedagogo B não apontou qual abordagem subsidia sua prática pedagógica, por isso inferimos que o profissional não tem aprofundamento teórico acerca dessa questão, o que se revela como uma lacuna no seu processo formativo. Ambos os pedagogos compreendem a identidade e a diferença como um processo de construção social, evidenciam o papel do professor em sensibilizar o aluno a tolerar e a conviver com as diferenças demarcadas pela construção das identidades.