Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS MULTITURMAS: AS INTERFACES DA TRANSGRESSÃO DO PARADIGMA URBANO DE ENSINO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, MULTITURMAS, SUJEITO APRENDENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

As conquistas alcançadas pelos movimentos sociais vêm garantindo aos povos do campo o reconhecimento social do direito ao trato diferenciado (BRASIL, 2010; MUNARIM, 2008; ARROYO, 2012). Nessa investigação, buscamos compreender a relação entre o trajeto formativo dos educadores do campo e os dispositivos utilizados por estes sujeitos na organização do trabalho escolar. O estudo contou com um público de 95 participantes, pertencentes à rede de escolas municipais do campo de Panelas/PE. A pesquisa utilizou diferentes instrumentos de coleta de dados, entre eles: o questionário, a entrevista semi-estruturada e o seminário temático. A aproximação com os educadores do campo que atuam nas multiturmas contribuiu com o mapeamento do trajeto formativo e as estratégias utilizadas para a organização do trabalho escolar no contexto campesino. O ato de planejar e replanejar as atividades, bem como a utilização de dinâmicas e instrumentos utilizados pelos educadores das multiturmas, enfatizam que o trabalho exclusivo com os conteúdos programáticos é insuficiente para alavancar o processo formativo do sujeito aprendente.

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