BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15583 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2008 "inscrito_id" => 3569 "titulo" => "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "resumo" => "Este trabalho teve como objetivos propiciar aos alunos momentos de interações lúdicas como instrumento facilitador da aprendizagem possibilitando uma melhor interação social e afetiva, estimulando a criatividade, a noção de responsabilidade e aceitação de regras incentivando a autonomia e oportunizando o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e sociais. O lúdico como um recurso de aprendizagem, possibilita motivar a criança para aprendizagem de conhecimentos, procedimentos e atitudes, bem como melhorar as relações de socialização no ambiente escolar. Nesta perspectiva existe a possibilidade de as crianças vivenciarem também o processo artístico de criação, que na maioria das vezes está atrelado ao lúdico. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental I; iniciamos com momentos de sensibilização da comunidade escolar, seguido de rodas de conversa referentes ao respeito ao outro, a solidariedade, as diferenças e a amizade, com apresentação de ilustrações do artista plástico Ivan Cruz sobre brincadeiras de criança. Abordamos os conhecimentos acerca da origem, contextualização e fabricação de brinquedos e brincadeiras nas diferentes épocas com pesquisa direcionada a família. Discutimos também sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente. Foram coletados, selecionados e higienizados materiais recicláveis para confecção de brinquedos e jogos. A partir do que foi escolhido, os alunos desenvolveram uma pesquisa no laboratório de informática a respeito da origem e contextualização do jogo ou brinquedo que seria confeccionado. Na etapa seguinte, desenvolvemos oficinas de produção dos brinquedos e elaboração de um manual com as orientações de como fazer o brinquedo e as regras brincar. Na etapa final, foi realizada a apresentação dos materiais produzidos, com uma exposição aberta a comunidade. Verificamos uma grande adesão da comunidade escola e dos pais dos alunos a proposta, na pesquisa realizada com a família, a maioria informou ser o pião o principal brinquedo da época, enquanto as cantigas de rodas a principal brincadeira citada. Os brinquedos mais confeccionados foram os jogos de tabuleiros, o dominó e o vai-e-vem; dentre as brincadeiras mais preferidas foram a amarelinha, pula corda, jogo de biloca e pique esconde. Podemos perceber que durante o processo de confecção dos brinquedos, bem como do ato de brincar com os mesmos, os alunos participaram ativamente, envolvendo-se de forma a melhorar suas habilidades da linguagem escrita, falada, o raciocínio lógico e a matemática, diminuindo as interações agressivas entre eles. Portanto, é de fundamental importância atividades que enfatizam ou que favoreçam o trabalho em grupo, a cooperação, o respeito ao outro e a si mesmo, e o respeito as regras necessárias para o convívio social." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, HABILIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID3569_08092015174916.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA MARIA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÚCIA ALMEIDA" "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15583 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2008 "inscrito_id" => 3569 "titulo" => "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "resumo" => "Este trabalho teve como objetivos propiciar aos alunos momentos de interações lúdicas como instrumento facilitador da aprendizagem possibilitando uma melhor interação social e afetiva, estimulando a criatividade, a noção de responsabilidade e aceitação de regras incentivando a autonomia e oportunizando o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e sociais. O lúdico como um recurso de aprendizagem, possibilita motivar a criança para aprendizagem de conhecimentos, procedimentos e atitudes, bem como melhorar as relações de socialização no ambiente escolar. Nesta perspectiva existe a possibilidade de as crianças vivenciarem também o processo artístico de criação, que na maioria das vezes está atrelado ao lúdico. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental I; iniciamos com momentos de sensibilização da comunidade escolar, seguido de rodas de conversa referentes ao respeito ao outro, a solidariedade, as diferenças e a amizade, com apresentação de ilustrações do artista plástico Ivan Cruz sobre brincadeiras de criança. Abordamos os conhecimentos acerca da origem, contextualização e fabricação de brinquedos e brincadeiras nas diferentes épocas com pesquisa direcionada a família. Discutimos também sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente. Foram coletados, selecionados e higienizados materiais recicláveis para confecção de brinquedos e jogos. A partir do que foi escolhido, os alunos desenvolveram uma pesquisa no laboratório de informática a respeito da origem e contextualização do jogo ou brinquedo que seria confeccionado. Na etapa seguinte, desenvolvemos oficinas de produção dos brinquedos e elaboração de um manual com as orientações de como fazer o brinquedo e as regras brincar. Na etapa final, foi realizada a apresentação dos materiais produzidos, com uma exposição aberta a comunidade. Verificamos uma grande adesão da comunidade escola e dos pais dos alunos a proposta, na pesquisa realizada com a família, a maioria informou ser o pião o principal brinquedo da época, enquanto as cantigas de rodas a principal brincadeira citada. Os brinquedos mais confeccionados foram os jogos de tabuleiros, o dominó e o vai-e-vem; dentre as brincadeiras mais preferidas foram a amarelinha, pula corda, jogo de biloca e pique esconde. Podemos perceber que durante o processo de confecção dos brinquedos, bem como do ato de brincar com os mesmos, os alunos participaram ativamente, envolvendo-se de forma a melhorar suas habilidades da linguagem escrita, falada, o raciocínio lógico e a matemática, diminuindo as interações agressivas entre eles. Portanto, é de fundamental importância atividades que enfatizam ou que favoreçam o trabalho em grupo, a cooperação, o respeito ao outro e a si mesmo, e o respeito as regras necessárias para o convívio social." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, HABILIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID3569_08092015174916.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA MARIA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÚCIA ALMEIDA" "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }