O Letramento Científico (LC) é uma ramificação do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), porém surgiram em contextos diferentes, mas ambos com objetivos voltados para a educação científica na perspectiva da formação cidadã do educando. Considera-se letrado, o cidadão capaz de conversar, discutir, ler e escrever coerentemente em um contexto não técnico, mas de forma significativa. Desta maneira, concretizaram-se para esse estudo os “Métodos Anticoncepcionais”. Deste modo, o objetivo do trabalho é expor uma prática de letramento científico sobre o tema, bem como, estabelecer relações entre a prática pedagógica e a abordagem metodológica desse conteúdo. Tiveram-se como sujeitos, 45 alunos de ambos os sexos, na faixa etária entre 10 á 15 anos. Para o desenvolvimento da oficina, dividiram-se as abordagens em três momentos: I – Explanação dos métodos contraceptivos e suas possibilidades, II – Atividade escrita e III – uso de uma caixa para receber perguntas anônimas. Com isso, os resultados emitem uma posição inicial adequada aos objetivos estabelecidos pelo LC. No entanto, recomendam-se mais oficinas com metodologias voltadas para a prática do LC.