AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDAS E VINDAS DO ENSINO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15569 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1273 "inscrito_id" => 769 "titulo" => "AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDAS E VINDAS DO ENSINO" "resumo" => "Este trabalho foi elaborado no âmbito das discussões que ocorreram nos encontros da disciplina de processo didático, planejamento e avaliação, como forma de debatermos sobre o tema avaliação, no caso deste tratamos do campo da educação infantil, discorrendo como se dão as avaliações aplicadas nos alunos, principalmente no primeiro ano do ensino fundamental I. Possuindo o objetivo de analisar exercícios avaliativos que são aplicados em alunos dessa esfera, como forma de descobrirmos se esses são satisfatórios ou não no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O mesmo justifica-se no fato de que as escolas ainda estão muito presas às formas autoritárias e conservadoras de avaliação, sendo essas representadas através de uma prova. Dessa forma, expondo provas/avaliações que nos levarão a uma produção reflexiva sobre o tema e ainda dialogando com alguns teóricos, como forma de assegurar o que estamos expondo. Nossas preocupações estão voltadas à maneira como a escola e professores avaliam seus pequenos. Para a realização do presente artigo, utilizamos como alicerce teórico Luckesi (2008), Hoffmann (2009) e Rosemberg (2013), já como material de análise de dados, fizemos uso das avaliações de Max (nome fictício), aluno do primeiro ano do ensino fundamental I de uma escola pernambucana. Alguns resultados foram obtidos com a produção do trabalho, sendo estes de natureza insatisfatória, pois percebemos que as escolas ainda estão paradas no tempo, estancadas em um sistema de ensino o qual está vestido em avaliações que possuem como objetivo primordial, propiciar uma nota, levando assim, o aluno à reprovação ou aprovação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, SISTEMA DE AVALIAÇÃO, EXERCÍCIOS AVALIATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID769_03092015145638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersomrany123@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15569 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1273 "inscrito_id" => 769 "titulo" => "AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDAS E VINDAS DO ENSINO" "resumo" => "Este trabalho foi elaborado no âmbito das discussões que ocorreram nos encontros da disciplina de processo didático, planejamento e avaliação, como forma de debatermos sobre o tema avaliação, no caso deste tratamos do campo da educação infantil, discorrendo como se dão as avaliações aplicadas nos alunos, principalmente no primeiro ano do ensino fundamental I. Possuindo o objetivo de analisar exercícios avaliativos que são aplicados em alunos dessa esfera, como forma de descobrirmos se esses são satisfatórios ou não no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O mesmo justifica-se no fato de que as escolas ainda estão muito presas às formas autoritárias e conservadoras de avaliação, sendo essas representadas através de uma prova. Dessa forma, expondo provas/avaliações que nos levarão a uma produção reflexiva sobre o tema e ainda dialogando com alguns teóricos, como forma de assegurar o que estamos expondo. Nossas preocupações estão voltadas à maneira como a escola e professores avaliam seus pequenos. Para a realização do presente artigo, utilizamos como alicerce teórico Luckesi (2008), Hoffmann (2009) e Rosemberg (2013), já como material de análise de dados, fizemos uso das avaliações de Max (nome fictício), aluno do primeiro ano do ensino fundamental I de uma escola pernambucana. Alguns resultados foram obtidos com a produção do trabalho, sendo estes de natureza insatisfatória, pois percebemos que as escolas ainda estão paradas no tempo, estancadas em um sistema de ensino o qual está vestido em avaliações que possuem como objetivo primordial, propiciar uma nota, levando assim, o aluno à reprovação ou aprovação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, SISTEMA DE AVALIAÇÃO, EXERCÍCIOS AVALIATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID769_03092015145638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersomrany123@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }