RESUMO
O Presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando a relevância da ludicidade como uma ferramenta de ensino, visando à construção de uma prática pedagógica que inclua a dinâmica como uma alternativa de aprendizagem. Apresenta uma breve análise do conceito de educação vinculado à ludicidade e como era realizada a educação destas ao longo dos tempos. Abordando a visão de alguns teóricos destacados em estudos concedentes ao lúdico, retrataremos que a dinâmica é relevante para o desenvolvimento global das crianças. Despertaremos neste trabalho para o fato de que o lúdico também envolve aprendizagens, demonstrando o uso da dinâmica como um instrumento estimulador da mesma. Para tanto, partiu-se de uma pesquisa bibliográfica realizada através do estudo de autores que enfatizam o tema que incluem Almeida (1987, 2000), Antunes (2003), Kishimoto (1994, 1999, 2003) entre outros. Os resultados alcançados através da pesquisa tendem a confirmar a dinâmica como elemento relevante e facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Brincar. Ensino-aprendizagem.