O presente trabalho teve como pesquisa inicial a avaliação do ensino de química no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA no IFMA- Campus Açailândia e a partir dos resultados obtidos foram avaliadas novas formas para um ensino de qualidade. De inicio através da observação, foi identificado o perfil dos alunos do PROEJA –IFMA/Açailândia, para o desenvolvimento de um trabalho voltado para suprir a necessidade de aprendizagem do educando. Assim, foram analisadas as metodologias desenvolvidas pelos professores de Química do PROEJA, bem como seus materiais didáticos e o currículo utilizado. Todo esse processo investigativo objetivou diagnosticar e tentar propor soluções para problemática encontrada no ensino do PROEJA no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem de Química nesse programa. A pesquisa apresentou como referencial teórico os estudos de Paulo Freire, que desenvolveu trabalhos eficazes na EJA e deixou um legado teórico e metodológico riquíssimo, além desse referencial teórico também foram utilizados referenciais teóricos na área de Química, bem como sites especializados. A partir do diagnóstico identificado no ensino aprendizado de Química no PROEJA do IFMA – Campus Açailândia é que surgiu diversas soluções para melhora-lo, soluções estas baseadas em novas formas de linguagem com os alunos, e também nos métodos de Paulo Freire que visa à educação dos Jovens adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si e com os participantes da mesma experiência.