Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO PROEJA IFMA - CAMPUS AÇAILÂNDIA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA, PROEJA, SOLUÇÕES Pôster (PO) / Poster Submission Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15561
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 507
    "inscrito_id" => 4850
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO PROEJA IFMA - CAMPUS AÇAILÂNDIA"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como pesquisa inicial a avaliação do ensino de química no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA no IFMA- Campus Açailândia e a partir dos resultados obtidos foram avaliadas novas formas para um ensino de qualidade. De inicio através da observação, foi identificado o perfil dos alunos do PROEJA –IFMA/Açailândia, para o desenvolvimento de um trabalho voltado para suprir a necessidade de aprendizagem do educando. Assim, foram analisadas as metodologias desenvolvidas pelos professores de Química do PROEJA, bem como seus materiais didáticos e o currículo utilizado. Todo esse processo investigativo objetivou diagnosticar e tentar propor soluções para problemática encontrada no ensino do PROEJA no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem de Química nesse programa. A pesquisa apresentou como referencial teórico os estudos de Paulo Freire, que desenvolveu trabalhos eficazes na EJA e deixou um legado teórico e metodológico riquíssimo, além desse referencial teórico também foram utilizados referenciais teóricos na área de Química, bem como sites especializados. A partir do diagnóstico identificado no ensino aprendizado de Química no PROEJA do IFMA – Campus Açailândia é que surgiu diversas soluções para melhora-lo, soluções estas baseadas em novas formas de linguagem com os alunos, e também nos métodos de Paulo Freire que visa à educação dos Jovens adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si e com os participantes da mesma experiência."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA, PROEJA, SOLUÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA12_ID4850_12082015232440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAILA GLEYCY COLLINS ROSA"
    "autor_nome_curto" => "NAILA COLLINS"
    "autor_email" => "nayla.collins@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15561
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 507
    "inscrito_id" => 4850
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO PROEJA IFMA - CAMPUS AÇAILÂNDIA"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como pesquisa inicial a avaliação do ensino de química no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA no IFMA- Campus Açailândia e a partir dos resultados obtidos foram avaliadas novas formas para um ensino de qualidade. De inicio através da observação, foi identificado o perfil dos alunos do PROEJA –IFMA/Açailândia, para o desenvolvimento de um trabalho voltado para suprir a necessidade de aprendizagem do educando. Assim, foram analisadas as metodologias desenvolvidas pelos professores de Química do PROEJA, bem como seus materiais didáticos e o currículo utilizado. Todo esse processo investigativo objetivou diagnosticar e tentar propor soluções para problemática encontrada no ensino do PROEJA no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem de Química nesse programa. A pesquisa apresentou como referencial teórico os estudos de Paulo Freire, que desenvolveu trabalhos eficazes na EJA e deixou um legado teórico e metodológico riquíssimo, além desse referencial teórico também foram utilizados referenciais teóricos na área de Química, bem como sites especializados. A partir do diagnóstico identificado no ensino aprendizado de Química no PROEJA do IFMA – Campus Açailândia é que surgiu diversas soluções para melhora-lo, soluções estas baseadas em novas formas de linguagem com os alunos, e também nos métodos de Paulo Freire que visa à educação dos Jovens adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si e com os participantes da mesma experiência."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA, PROEJA, SOLUÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA12_ID4850_12082015232440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAILA GLEYCY COLLINS ROSA"
    "autor_nome_curto" => "NAILA COLLINS"
    "autor_email" => "nayla.collins@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho teve como pesquisa inicial a avaliação do ensino de química no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA no IFMA- Campus Açailândia e a partir dos resultados obtidos foram avaliadas novas formas para um ensino de qualidade. De inicio através da observação, foi identificado o perfil dos alunos do PROEJA –IFMA/Açailândia, para o desenvolvimento de um trabalho voltado para suprir a necessidade de aprendizagem do educando. Assim, foram analisadas as metodologias desenvolvidas pelos professores de Química do PROEJA, bem como seus materiais didáticos e o currículo utilizado. Todo esse processo investigativo objetivou diagnosticar e tentar propor soluções para problemática encontrada no ensino do PROEJA no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem de Química nesse programa. A pesquisa apresentou como referencial teórico os estudos de Paulo Freire, que desenvolveu trabalhos eficazes na EJA e deixou um legado teórico e metodológico riquíssimo, além desse referencial teórico também foram utilizados referenciais teóricos na área de Química, bem como sites especializados. A partir do diagnóstico identificado no ensino aprendizado de Química no PROEJA do IFMA – Campus Açailândia é que surgiu diversas soluções para melhora-lo, soluções estas baseadas em novas formas de linguagem com os alunos, e também nos métodos de Paulo Freire que visa à educação dos Jovens adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si e com os participantes da mesma experiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.