AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO PROEJA IFMA - CAMPUS AÇAILÂNDIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15561 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 4850 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO PROEJA IFMA - CAMPUS AÇAILÂNDIA" "resumo" => "O presente trabalho teve como pesquisa inicial a avaliação do ensino de química no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA no IFMA- Campus Açailândia e a partir dos resultados obtidos foram avaliadas novas formas para um ensino de qualidade. De inicio através da observação, foi identificado o perfil dos alunos do PROEJA –IFMA/Açailândia, para o desenvolvimento de um trabalho voltado para suprir a necessidade de aprendizagem do educando. Assim, foram analisadas as metodologias desenvolvidas pelos professores de Química do PROEJA, bem como seus materiais didáticos e o currículo utilizado. Todo esse processo investigativo objetivou diagnosticar e tentar propor soluções para problemática encontrada no ensino do PROEJA no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem de Química nesse programa. A pesquisa apresentou como referencial teórico os estudos de Paulo Freire, que desenvolveu trabalhos eficazes na EJA e deixou um legado teórico e metodológico riquíssimo, além desse referencial teórico também foram utilizados referenciais teóricos na área de Química, bem como sites especializados. A partir do diagnóstico identificado no ensino aprendizado de Química no PROEJA do IFMA – Campus Açailândia é que surgiu diversas soluções para melhora-lo, soluções estas baseadas em novas formas de linguagem com os alunos, e também nos métodos de Paulo Freire que visa à educação dos Jovens adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si e com os participantes da mesma experiência." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA, PROEJA, SOLUÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA12_ID4850_12082015232440.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAILA GLEYCY COLLINS ROSA" "autor_nome_curto" => "NAILA COLLINS" "autor_email" => "nayla.collins@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15561 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 4850 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO PROEJA IFMA - CAMPUS AÇAILÂNDIA" "resumo" => "O presente trabalho teve como pesquisa inicial a avaliação do ensino de química no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA no IFMA- Campus Açailândia e a partir dos resultados obtidos foram avaliadas novas formas para um ensino de qualidade. De inicio através da observação, foi identificado o perfil dos alunos do PROEJA –IFMA/Açailândia, para o desenvolvimento de um trabalho voltado para suprir a necessidade de aprendizagem do educando. Assim, foram analisadas as metodologias desenvolvidas pelos professores de Química do PROEJA, bem como seus materiais didáticos e o currículo utilizado. Todo esse processo investigativo objetivou diagnosticar e tentar propor soluções para problemática encontrada no ensino do PROEJA no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem de Química nesse programa. A pesquisa apresentou como referencial teórico os estudos de Paulo Freire, que desenvolveu trabalhos eficazes na EJA e deixou um legado teórico e metodológico riquíssimo, além desse referencial teórico também foram utilizados referenciais teóricos na área de Química, bem como sites especializados. A partir do diagnóstico identificado no ensino aprendizado de Química no PROEJA do IFMA – Campus Açailândia é que surgiu diversas soluções para melhora-lo, soluções estas baseadas em novas formas de linguagem com os alunos, e também nos métodos de Paulo Freire que visa à educação dos Jovens adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si e com os participantes da mesma experiência." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA, PROEJA, SOLUÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA12_ID4850_12082015232440.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAILA GLEYCY COLLINS ROSA" "autor_nome_curto" => "NAILA COLLINS" "autor_email" => "nayla.collins@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }