"ROLETA DOS MICROORGANISMOS" - PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15015 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 2686 "titulo" => ""ROLETA DOS MICROORGANISMOS" - PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Muitas vezes, o ensino de ciências nas escolas esta interligado ao comportamento do professor de ministrar somente a aula expositiva, sem uma alternativa didática para melhorar o aprendizado de seus alunos. Alguns assuntos podem tornar-se muito complexos para os alunos, pois os mesmo não acompanham a mesma linha de raciocínio do professor. Temos como exemplo o assunto de microorganismos, em que os alunos enxergam os vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos apenas como causadores de doenças, sem observar a importância destes organismos para a manutenção da vida. Uma boa alternativa didática para uma maior assimilação do conteúdo é a atividade lúdica, pois através de uma forma divertida e mais atrativa, os discentes aprendem o conteúdo. Este trabalho tem como objetivo verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre as características importantes de cada grupo dos microorganismos (vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos), utilizando uma atividade lúdica, para promover o trabalho em grupo por parte dos alunos. O jogo confeccionado levou em consideração em cada microorganismo as características morfológicas, importância ecológica e econômica e relação com patologias. O jogo consiste de uma roleta e quarenta fichas com perguntas e respostas, sendo dez para cada microorganismo. O mesmo foi produzido com material de fácil acesso, encontrado em qualquer papelaria, para que seja uma alternativa ainda mais fácil de ser produzida pelo professor. A roleta do jogo foi dividida em quatro partes, cada uma com uma cor diferente representando um microorganismo específico. Antes de iniciar o jogo, a turma foi dividida em quatro grupos, onde em cada grupo um representante foi escolhido para girar a roleta. O jogo teve inicio quando o representante do primeiro grupo girou a roleta e escolheu uma das dez perguntas sobre o respectivo microorganismo sorteado, em seguida, o professor leu a pergunta para o grupo, e o mesmo teve o tempo máximo de um minuto para dar a resposta daquela pergunta. Os integrantes do grupo debatiam sobre a resposta da pergunta, e entravam em um acordo para a resposta final. A resposta estando correta, o grupo ganha a pontuação equivalente a 1 ponto e estando errada, não pontua e o professor informa ao grupo qual seria a resposta correta. O jogo termina quando todas as quarenta perguntas forem sorteadas. Ganha o grupo com maior pontuação. Como resultado, observou-se que todos os grupos acertaram mais da metade das questões apresentadas, onde o grupo vencedor acertou sete das dez perguntas sorteadas. Com a busca pela vitória do jogo, os alunos tiveram que trabalhar em equipe, e isto foi de grande importância para o aprendizado de todos os discentes. O jogo foi bastante aceito pelos alunos, e constituiu uma ferramenta bastante dinâmica de revisar os assuntos apresentados, fazendo o ensino-aprendizagem de Ciências ser bem sucedido." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MICROORGANISMOS, JOGO, ENSINO, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID2686_01082015112625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SILVA" "autor_email" => "patyssousa3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15015 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 2686 "titulo" => ""ROLETA DOS MICROORGANISMOS" - PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Muitas vezes, o ensino de ciências nas escolas esta interligado ao comportamento do professor de ministrar somente a aula expositiva, sem uma alternativa didática para melhorar o aprendizado de seus alunos. Alguns assuntos podem tornar-se muito complexos para os alunos, pois os mesmo não acompanham a mesma linha de raciocínio do professor. Temos como exemplo o assunto de microorganismos, em que os alunos enxergam os vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos apenas como causadores de doenças, sem observar a importância destes organismos para a manutenção da vida. Uma boa alternativa didática para uma maior assimilação do conteúdo é a atividade lúdica, pois através de uma forma divertida e mais atrativa, os discentes aprendem o conteúdo. Este trabalho tem como objetivo verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre as características importantes de cada grupo dos microorganismos (vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos), utilizando uma atividade lúdica, para promover o trabalho em grupo por parte dos alunos. O jogo confeccionado levou em consideração em cada microorganismo as características morfológicas, importância ecológica e econômica e relação com patologias. O jogo consiste de uma roleta e quarenta fichas com perguntas e respostas, sendo dez para cada microorganismo. O mesmo foi produzido com material de fácil acesso, encontrado em qualquer papelaria, para que seja uma alternativa ainda mais fácil de ser produzida pelo professor. A roleta do jogo foi dividida em quatro partes, cada uma com uma cor diferente representando um microorganismo específico. Antes de iniciar o jogo, a turma foi dividida em quatro grupos, onde em cada grupo um representante foi escolhido para girar a roleta. O jogo teve inicio quando o representante do primeiro grupo girou a roleta e escolheu uma das dez perguntas sobre o respectivo microorganismo sorteado, em seguida, o professor leu a pergunta para o grupo, e o mesmo teve o tempo máximo de um minuto para dar a resposta daquela pergunta. Os integrantes do grupo debatiam sobre a resposta da pergunta, e entravam em um acordo para a resposta final. A resposta estando correta, o grupo ganha a pontuação equivalente a 1 ponto e estando errada, não pontua e o professor informa ao grupo qual seria a resposta correta. O jogo termina quando todas as quarenta perguntas forem sorteadas. Ganha o grupo com maior pontuação. Como resultado, observou-se que todos os grupos acertaram mais da metade das questões apresentadas, onde o grupo vencedor acertou sete das dez perguntas sorteadas. Com a busca pela vitória do jogo, os alunos tiveram que trabalhar em equipe, e isto foi de grande importância para o aprendizado de todos os discentes. O jogo foi bastante aceito pelos alunos, e constituiu uma ferramenta bastante dinâmica de revisar os assuntos apresentados, fazendo o ensino-aprendizagem de Ciências ser bem sucedido." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MICROORGANISMOS, JOGO, ENSINO, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID2686_01082015112625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SILVA" "autor_email" => "patyssousa3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }