Na prática docente o professor de depara com situações problemas que necessitam de alternativas metodológicas para serem resolvidas. Dentre estas, encontra-se o fato de alguns professores apresentarem dificuldades em ministrar algumas temáticas presentes no conteúdo curricular e contextualiza-las com a vivencia do aluno. Dentre os assuntos que envolvem um nível de abstração na sua compreensão está o conteúdo de invertebrados terrestres. Neste sentido o professore necessita de uma metodologia que apresenta a característica de relacionar os assuntos com o cotidiano dos alunos, e que este se torne um agente ativo na construção do seu conhecimento. O teatro por seu caráter lúdico apresenta essa característica, e tem sido pautado como importante recurso metodológico para o ensino e aprendizagem. O trabalho visa analisar a percepção de professores de três escolas públicas de ensino sobre a utilização do teatro na educação. O método utilizado para coleta de dados foi aplicação de questionários com questões dissertativas e de múltipla escolha. Foram aplicados 10 questionários a professores de Ciências e Biologia. A partir dos levantamentos percebeu-se que os professores da pesquisa consideram o teatro uma importante ferramenta metodológica, no entanto, não utilizam este recurso por acreditarem que tal metodologia demanda muito tempo para ser desenvolvida.