RESUMO: O presente trabalho, ainda em fase inicial, trata da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, na escola Professor Carlos Gomes da Silva, localizada no Bairro da Bananeira, no município de Jacobina, BA, tendo como colaboradores principais os docentes da escola. O objetivo que move este estudo é a compreensão de como as novas demandas postas à escola no que tange ao reconhecimento da diversidade e sua inclusão, particularmente de alunos com necessidades educacionais especiais, tem impactado na cultura escolar, mais especificamente nas práticas pedagógicas dos professores da rede de ensino municipal regular. Este estudo fundamenta-se nos trabalhos de Silva (2009), Mantoan (2004; 2015), Gomes (2008), Pacheco (2007), que discutem as questões da diversidade e da educação especial na perspectiva da inclusão, e dos desafios de atender os estudantes em suas necessidades e especificidades no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com proposta metodológica colaborativa.Como instrumentos de pesquisa, serão utilizados o grupo focal e outras técnicas combinadas como a observação participante, que compreende a observação, a entrevista, o questionário e a análise de documentos.