Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA REDE MUNICIPAL DE JACOBINA/BA: ESTUDO COLABORATIVO NA ESCOLA PROFESSOR CARLOS GOMES DA SILVA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIVERSIDADE, DIVERSIDADE Pôster (PO) / Poster Submission Educação Especial
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15886
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 878
    "inscrito_id" => 4679
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA REDE MUNICIPAL DE JACOBINA/BA: ESTUDO COLABORATIVO NA ESCOLA PROFESSOR CARLOS GOMES DA SILVA"
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho, ainda em fase inicial, trata da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, na escola Professor Carlos Gomes da Silva, localizada no Bairro da Bananeira, no município de Jacobina, BA, tendo como colaboradores principais os docentes da escola.  O objetivo que move este estudo é a compreensão de como as novas demandas postas à escola no que tange ao reconhecimento da diversidade e sua inclusão, particularmente de alunos com necessidades educacionais especiais, tem impactado na cultura escolar, mais especificamente nas práticas pedagógicas dos professores da rede de ensino municipal regular. Este estudo fundamenta-se nos trabalhos de Silva (2009), Mantoan (2004; 2015), Gomes (2008), Pacheco (2007), que discutem as questões da diversidade e da educação especial na perspectiva da inclusão, e dos desafios de atender os estudantes em suas necessidades e especificidades no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com proposta metodológica colaborativa.Como instrumentos de pesquisa, serão utilizados o grupo focal e outras técnicas combinadas como a observação participante, que compreende a observação, a entrevista, o questionário e a análise de documentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIVERSIDADE, DIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID4679_17082015200356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA O. FREITAS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ANA FREITAS"
    "autor_email" => "ana.lucia.carvalho15@gmai"
    "autor_ies" => "FACINTER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15886
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 878
    "inscrito_id" => 4679
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA REDE MUNICIPAL DE JACOBINA/BA: ESTUDO COLABORATIVO NA ESCOLA PROFESSOR CARLOS GOMES DA SILVA"
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho, ainda em fase inicial, trata da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, na escola Professor Carlos Gomes da Silva, localizada no Bairro da Bananeira, no município de Jacobina, BA, tendo como colaboradores principais os docentes da escola.  O objetivo que move este estudo é a compreensão de como as novas demandas postas à escola no que tange ao reconhecimento da diversidade e sua inclusão, particularmente de alunos com necessidades educacionais especiais, tem impactado na cultura escolar, mais especificamente nas práticas pedagógicas dos professores da rede de ensino municipal regular. Este estudo fundamenta-se nos trabalhos de Silva (2009), Mantoan (2004; 2015), Gomes (2008), Pacheco (2007), que discutem as questões da diversidade e da educação especial na perspectiva da inclusão, e dos desafios de atender os estudantes em suas necessidades e especificidades no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com proposta metodológica colaborativa.Como instrumentos de pesquisa, serão utilizados o grupo focal e outras técnicas combinadas como a observação participante, que compreende a observação, a entrevista, o questionário e a análise de documentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIVERSIDADE, DIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID4679_17082015200356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA O. FREITAS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ANA FREITAS"
    "autor_email" => "ana.lucia.carvalho15@gmai"
    "autor_ies" => "FACINTER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO: O presente trabalho, ainda em fase inicial, trata da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, na escola Professor Carlos Gomes da Silva, localizada no Bairro da Bananeira, no município de Jacobina, BA, tendo como colaboradores principais os docentes da escola. O objetivo que move este estudo é a compreensão de como as novas demandas postas à escola no que tange ao reconhecimento da diversidade e sua inclusão, particularmente de alunos com necessidades educacionais especiais, tem impactado na cultura escolar, mais especificamente nas práticas pedagógicas dos professores da rede de ensino municipal regular. Este estudo fundamenta-se nos trabalhos de Silva (2009), Mantoan (2004; 2015), Gomes (2008), Pacheco (2007), que discutem as questões da diversidade e da educação especial na perspectiva da inclusão, e dos desafios de atender os estudantes em suas necessidades e especificidades no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com proposta metodológica colaborativa.Como instrumentos de pesquisa, serão utilizados o grupo focal e outras técnicas combinadas como a observação participante, que compreende a observação, a entrevista, o questionário e a análise de documentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.