Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS À ALUNOS CEGOS NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, CAXIAS, MA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, DIFICULDADES, APRENDIZAGEM Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Para aprender ciências necessita-se de metodologias de ensino que venham a estimular a atenção do aluno para o que se está abordando, e logo vem à ideia de como lecionar para um discente cego assuntos de ciências que são repletos de detalhes? Como fazer com que ele entenda o assunto e não se sinta prejudicado em relação aos outros alunos? O presente trabalho visou realizar um levantamento qualitativo e quantitativo da opinião dos docentes diante das dificuldades no ensino de ciências, no ensino médio no Instituto Federal do Maranhão, Campus Caxias, servindo como subsídio para estudo monográfico de uma das acadêmicas de Ciências Biológicas do Campus. A metodologia utilizada para coleta de dados foram a observação participante e aplicação de questionários com 14 docentes que ministram disciplinas referentes ao ensino de ciências no campus e análise dos dados por meio de gráficos e tabela. Os resultados obtidos mostraram que 50% dos docentes julgam o ensino de ciências complexo, onde o livro didático já não é o único instrumento de trabalho em sala aula, já que muitos vêm se utilizando de aulas práticas. Ainda, alguns relataram que uso de materiais didáticos podem auxiliar em uma melhor aprendizagem dos alunos cegos e videntes. Contudo, percebe-se uma falta de capacitação dos professores para o ensino inclusivo, assim são necessários trabalhos que auxiliem os professores em novas estratégias de ensino, utilizando meios alternativos tais como maquetes do assunto e aulas práticas com materiais táteis. Nessa perspectiva, são necessárias também aulas diferenciadas, composta de um número maior de aulas para que sejam trabalhados a maior parte dos conteúdos presentes nos planos de curso com flexibilidade, clareza e qualidade.

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