Reconhecendo a importância da realização de atividades práticas no ensino de Ciências e a presença frequente do livro didático em sala de aula, o presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as atividades experimentais presentes nos Livros Didáticos de Ciências utilizados na rede pública municipal de Bom Jesus, Piauí. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa onde se utilizou uma ficha de critérios para investigação e análise. Teve-se como campo de pesquisa o Livro Didático intitulado “Companhia das Ciências, 8º ano” e para análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. O livro didático analisado possui 13 atividades práticas experimentais e demonstrativas. Os resultados apontam que as atividades não possibilitam o levantamento de hipóteses antes do produto final. Estas, ainda podem ser realizadas em sala de aula com materiais de fácil aquisição. O livro didático atende ainda a relação entre as atividades propostas e o cotidiano do educando. Mediante isso, recomenda-se que a prática da análise de livros didáticos esteja presente no cotidiano dos cursos de formação de professores, a fim de capacitar estes futuros profissionais para executarem a seleção e uso de bons materiais didáticos.