A pesquisa tem o objetivo de refletir acerca das políticas públicas educacionais, principalmente aquelas voltadas para a Educação Especial, na perspectiva da inclusão, e a atuação das APAEs na busca dos direitos das pessoas com deficiência. Partiu-se de uma experiência do Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Severino Lopes da Silva, da unidade APAE/Caicó, na tentativa de compreender e reconhecer as contribuições que a Instituição tem dado ao processo inclusivo no que se refere ao atendimento educacional especializado. Os resultados revelam que houve um aumento significativo no número de alunos matriculados no período de 1999-2013 em escolas municipais e estaduais. No entanto, ainda tem sido desafiante a inclusão desses alunos na esfera federal, de acordo o Censo Escolar/INEP. Em relação ao atendimento educacional especializado, em salas de recursos multifuncionais, no município de Caicó, verifica-se que as escolas municipais respondem por 8,49%, as escolas estaduais por 15,83% e o Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Severino Lopes da Silva por 52,50% do atendimento educacional especializado. No entanto, 23,18% das pessoas com deficiência, matriculados na escola regular, não são contempladas com o atendimento educacional especializado, evidenciando-se, nesse caso, o não cumprimento de um direito reconhecido pelas políticas públicas brasileiras. Embora tenha tido avanços na prática das políticas educacionais inclusivas, nos últimos anos no Brasil, conclui-se que há um caminho árduo e longo para a transformação de ambientes inclusivos.