ARENA POLÍTICA NA (RE)ESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO RN
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15479 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1420 "inscrito_id" => 7364 "titulo" => "ARENA POLÍTICA NA (RE)ESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO RN" "resumo" => "A propagação da Gestão Democrática – GD, importada da iniciativa privada, se intensificou nos anos 2000 como forma de efetivação da educação como direito social, garantindo o acesso e permanência dos estudantes a um ensino de qualidade, sendo possível, pela prática política, a participação e formação cidadã. Para estruturação da GD na escola, a Lei de Diretrizes e Bases, prevê a participação política de todos os profissionais de educação e da comunidade a partir de conselhos. O conselho de classe é um espaço político de referência, para avaliação e reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Dessa feita, o objetivo deste artigo foi discutir a arena política evidenciada no processo de reestruturação do Conselho de Classe – CL em uma Escola da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Os resultados mostram: a dificuldade em superar os moldes do tradicional CL burocrático, autoritário, excludente e legitimador do fracasso escolar; os conflitos gerados entre técnicos e docentes na arena política escolar; e o quão a escola reproduz a lógica do Estado capitalista que é ideológico-repressiva, restringindo os estudantes à uma participação política parcial e limitada, que impede a formação dos estudantes para o exercício pleno da cidadania enquanto brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CONSELHO DE CLASSE, ARENA POLÍTICA, PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7364_06092015110533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE STÉPHANIE CAMPOS ARIMATEIA MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "caroline.magalhaes@ifrn.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15479 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1420 "inscrito_id" => 7364 "titulo" => "ARENA POLÍTICA NA (RE)ESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO RN" "resumo" => "A propagação da Gestão Democrática – GD, importada da iniciativa privada, se intensificou nos anos 2000 como forma de efetivação da educação como direito social, garantindo o acesso e permanência dos estudantes a um ensino de qualidade, sendo possível, pela prática política, a participação e formação cidadã. Para estruturação da GD na escola, a Lei de Diretrizes e Bases, prevê a participação política de todos os profissionais de educação e da comunidade a partir de conselhos. O conselho de classe é um espaço político de referência, para avaliação e reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Dessa feita, o objetivo deste artigo foi discutir a arena política evidenciada no processo de reestruturação do Conselho de Classe – CL em uma Escola da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Os resultados mostram: a dificuldade em superar os moldes do tradicional CL burocrático, autoritário, excludente e legitimador do fracasso escolar; os conflitos gerados entre técnicos e docentes na arena política escolar; e o quão a escola reproduz a lógica do Estado capitalista que é ideológico-repressiva, restringindo os estudantes à uma participação política parcial e limitada, que impede a formação dos estudantes para o exercício pleno da cidadania enquanto brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CONSELHO DE CLASSE, ARENA POLÍTICA, PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7364_06092015110533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE STÉPHANIE CAMPOS ARIMATEIA MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "caroline.magalhaes@ifrn.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }