Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: DISCIPLINA OU PROVOCAÇÕES INDISPENSÁVEIS PARA O FUTURO PROFESSOR?

Palavra-chaves: MÉTODO CARTESIANO, MÚLTIPLAS VERDADES, FORMAÇÃO DE PROFESSOR. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente artigo pretende apresentar o impacto da disciplina Fundamentos da Educação no curso de formação de professor em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros, município localizado no Alto Oeste Potiguar. O corpus teórico é constituído por Bruner (2001), Freire (1996), Cury (2013), Saviani (2000), Lévy (2012), Marconi e Lakatos (2010) trouxemos as reflexões desses teóricos acerca da cultura na educação como elemento fundamental que molda a mente, avaliando as práticas pedagógicas que promovem ascensão do aluno, enquanto ser humano e, como futuro profissional da área educacional. Discorremos sobre os diferentes tipos de saberes que são adquiridos ao longo da vida, sejam eles herdados, repassados pelos diversos grupos sociais nos quais estamos envolvidos. Os resultados deste estudo demonstram a preocupação por parte dos estudiosos da educação, principalmente Bruner (2001), que faz duras críticas ao método cartesiano de ensinar por parte de alguns docentes, cujo resultado é a reprodução de conhecimento, memorização e não de uma aprendizagem significativa para os jovens contemporâneos. Este estudo impactou em nós, futuros educadores, a urgência de a universidade mudar à sua maneira de nos formar, isto é, urge saímos do modelo cartesiano de ser, pensar e, sobretudo agir, nas salas de aula de hoje e, enxergar as verdades não mais universais, mas, múltiplas, como o são os seres humanos, desde sempre: múltiplos, diversos.

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