O uso da informática está inserido e inquestionavelmente disseminado nesta sociedade pós-moderna. Em todos os níveis das escolas do nosso país, o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação - TIC’s faz parte das atividades de ensino, inclusive do ensino de Educação Ambiental, que tem expandido seus princípios para um grande público através destes meios. Essa associação pedagogia/tecnologia tem contribuído para a melhoria da aprendizagem, especialmente desenvolvendo um maior nível de concentração e motivação nos alunos. Conduzir intencionalmente o aluno ao aprendizado é o verdadeiro objetivo do ensino. Assim, torna-se necessário diagnosticar a eficácia do ensino em atingir seus objetivos. Um dos vários instrumentos utilizados pelos professores para identificar o nível de aprendizado de seus alunos é a avaliação, por meio de exercícios formativos e de prática. Partindo deste contexto, esta pesquisa objetivou propiciar aos professores e alunos, uma estratégia inovadora, diferente e interativa de realizar os testes de sondagens, exercícios de fixação ou mesmo as avaliações periódicas, utilizando o software educacional HotPotatoes. Este possibilita a criação rápida e fácil de diferentes tipos de atividades interativas, sendo muito útil para os professores que pretendem explorar todas as potencialidades do computador como ferramenta pedagógica.