A SOCIOPOÉTICA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO: CIRANDANDO COM AS JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS
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Com objetivo de captar as identidades e percepções de gênero de jovens discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí, a partir das apreensões registradas durante a experiência do estágio supervisionado e na docência em escolas particulares e públicas da rede municipal e estadual da capital piauiense, notadamente, na educação infantil. O estudo perseguiu a seguinte questão norteadora: a) Quais situações envolvendo identidades de gênero na escola podem ser descritas e quais encaminhamentos educativos foram dados ou não a elas no sentido de formação ou não para as crianças superarem ou manterem a desigualdade de gênero? Nessa empreitada, empregamos a abordagem sociopoética através de técnicas artísticas. Refletindo sobre os achados, pontuamos que a identidade de gênero difere da identidade de sexo, mas pelos saberes produzidos, vemos que a escola continua sendo um dos espaços de reprodução das desigualdades de gênero através de práticas educativas que reforçam estereótipos de feminidades e de masculinidades contribuindo para a separação de meninas e meninos, fixando papeis, determinando os lugares e os fazeres adequados a cada sexo. No tecido desse estudo percebemos que grande parte das práticas de manutenção dessas desigualdades vem das professoras, que além de naturalizá-las se invisibilizam, não por uma ausência, mas contraditoriamente, por uma presença que confirma a necessidade da heteronormatividade." 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