DISTRIBUINDO O “PÃO DA SCIENCIA”: O PAPEL CIVILIZADOR DOS/AS PROFESSORES/AS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE (1919-1942)
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15774 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1749 "inscrito_id" => 6063 "titulo" => "DISTRIBUINDO O “PÃO DA SCIENCIA”: O PAPEL CIVILIZADOR DOS/AS PROFESSORES/AS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE (1919-1942)" "resumo" => """ RESUMO:\r\n Este artigo busca refletir sobre o papel civilizador dos/as professores/as para a realização do projeto de modernização da cidade de Campina Grande, durante os anos de 1919 a 1942. Nosso intuito está em apresentar a escola como uma das instituições responsáveis por gerar na cidade uma sensibilidade moderna, imputando aos docentes a educação e a civilização dos sujeitos aos moldes de uma urbe em “progresso”. O Instituto Pedagógico será o cenário de nossa discussão. Ele foi a primeira escola particular da cidade referenciada com uma modernidade pedagógica que alfabetizava e profissionalizava os sujeitos. Teve como diretor o tenente Alfredo Dantas, funcionando em níveis primário e secundário, mas também com a contribuição das Escolas Anexas (Escola Normal João Pessoa, Escola Militar General Pamplona e Escola de Comércio e Peritos Contadores) que educavam os cidadãos para suprir as necessidades econômicas e comerciais que surgiam na cidade. A Nova História Cultural foi o caminho possível de ser traçado para a confecção deste texto, principalmente com a contribuição dos estudos de Norbert Elias. Os impressos pedagógicos produzidos pela própria instituição escolar foram as nossas fontes de pesquisa, associados a Revista do Ensino que circulou na Paraíba no período estudado. Nossa busca está em discutir a cultura própria deste espaço escolar em conexão com a história da cidade, que atribuía aos professores a educação/civilização de corpos e mentes, escolarizando as sensibilidades dos sujeitos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "CIVILIDADE, PROFESSOR/A, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID6063_08092015101608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN GALDINO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VIVIAN" "autor_email" => "vivetica@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15774 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1749 "inscrito_id" => 6063 "titulo" => "DISTRIBUINDO O “PÃO DA SCIENCIA”: O PAPEL CIVILIZADOR DOS/AS PROFESSORES/AS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE (1919-1942)" "resumo" => """ RESUMO:\r\n Este artigo busca refletir sobre o papel civilizador dos/as professores/as para a realização do projeto de modernização da cidade de Campina Grande, durante os anos de 1919 a 1942. Nosso intuito está em apresentar a escola como uma das instituições responsáveis por gerar na cidade uma sensibilidade moderna, imputando aos docentes a educação e a civilização dos sujeitos aos moldes de uma urbe em “progresso”. O Instituto Pedagógico será o cenário de nossa discussão. Ele foi a primeira escola particular da cidade referenciada com uma modernidade pedagógica que alfabetizava e profissionalizava os sujeitos. Teve como diretor o tenente Alfredo Dantas, funcionando em níveis primário e secundário, mas também com a contribuição das Escolas Anexas (Escola Normal João Pessoa, Escola Militar General Pamplona e Escola de Comércio e Peritos Contadores) que educavam os cidadãos para suprir as necessidades econômicas e comerciais que surgiam na cidade. A Nova História Cultural foi o caminho possível de ser traçado para a confecção deste texto, principalmente com a contribuição dos estudos de Norbert Elias. Os impressos pedagógicos produzidos pela própria instituição escolar foram as nossas fontes de pesquisa, associados a Revista do Ensino que circulou na Paraíba no período estudado. Nossa busca está em discutir a cultura própria deste espaço escolar em conexão com a história da cidade, que atribuía aos professores a educação/civilização de corpos e mentes, escolarizando as sensibilidades dos sujeitos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "CIVILIDADE, PROFESSOR/A, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID6063_08092015101608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN GALDINO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VIVIAN" "autor_email" => "vivetica@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }