É consensual entre estudiosos da área de educação, direitos humanos e diversidade que o tema inclusão escolar de indivíduos com necessidades educativas especiais ainda requer muita atenção e investimentos. Apesar de ser uma temática muito discutida, ainda encontra-se alguns entraves na sua efetivação, seja por ausência de projetos e interesse por parte das escolas e/ou do estado, seja por falta de conhecimento por parte da família. De qualquer forma, muito ainda precisa ser discutido, principalmente, no que diz respeito à práxis em salas de aula do ensino regular. Por este motivo, esta pesquisa objetivou analisar a compreensão que os pais/responsáveis de crianças com déficit intelectual possuem em relação à inclusão escolar e se esta tem sido realizada de maneira eficaz, ou seja, abarcando as condições mínimas necessárias para sua concretização. De acordo com os dados deste estudo, o olhar inclusivo dos pais sobre as escolas centra-se no treinamento de professores especializados, assistência governamental, referindo-se a qualidade de ensino. Em contraponto, alguns pais alegaram a necessidade de haver escolas especializadas no atendimento a alunos com necessidades educativas especiais, uma vez que, na opinião destes, as escolas com classes regulares não propiciam o desenvolvimento geral do infante.Participaram deste estudo 20 responsáveis por indivíduos com deficiência intelectual em idade escolar, matriculados na rede regular de ensino e usuários de uma fundação de apoio à pessoa com deficiência.