De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a finalidade da disciplina de Química é desenvolver nos discentes uma visão crítica do mundo que os cerca, lhes dando condições de perceber e discutir situações relacionadas a problemas sociais e ambientais do meio em que estão inseridos, contribuindo assim para uma possível intervenção e resolução destes problemas. Pesquisadores revelam que para essa finalidade ser alcançada os docentes devem buscar novas metodologias e uma proposta que vem se destacando é a utilização de jogos lúdicos, estes são recursos didáticas que motivam, atraem, e estimulam o processo de construção do conhecimento do discente podendo ser definida como uma ação divertida seja qual for o contexto linguístico, além disto, esses jogos aflora a criatividade dos alunos e se apresentam como uma ponte entre os estudantes e o conhecimento científico. Ante o apresentado esta pesquisa teve como objetivo confeccionar e a avaliar o jogo “Bingo dos Elementos Químicos” como um recurso didático auxiliar na compreensão e aprendizagem da Tabela Periódica. A realização deste trabalho foi dividida em três etapas. A primeira foi à confecção do jogo “Bingo dos Elementos Químicos” pelos bolsistas do PIBID, a partir de materiais do cotidiano. Inicialmente foram selecionados 108 elementos químicos da Tabela Periódica para serem utilizados no Bingo; a construção do jogo deu-se com produção de 48 cartelas distintas, as quais continham 15 elementos químicos dispostos aleatoriamente, cada cartela possuía apenas os símbolos destes elementos. Em seguida foram elaboradas 108 peças dos elementos químicos para serem sorteadas durante o bingo, nestas existiam os nomes e os símbolos dos elementos. Na segunda etapa ocorreu a apresentação das regras e estratégias do jogo e em seguida iniciou-se a sua aplicação com 52 alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Areia – PB. Na última etapa foi aplicado um questionário com questões objetivas pertinentes a avaliação da atividade lúdica. A maioria dos alunos afirma que esta atividade lúdica foi de fácil compreensão, que deveria ser sempre realizada e que tornou sua aprendizagem efetiva. Durante a aplicação do jogo, foi possível notar que quase todos os alunos apresentava grande dificuldade no conteúdo da tabela periódica, já que precisaram da mesma para marcar o bingo, porém depois da aplicação do bingo, foi notável o aumento do desempenho dos mesmos em relação a esse conteúdo. Sendo assim, a aplicação do jogo “Bingo dos Elementos Químicos” se mostrou como uma ferramenta metodológica não convencional eficaz no ensino da Tabela Periódica para os alunos do 1° ano do ensino médio. É importante ressaltar que a atividade lúdica deve funciona como uma ferramenta didática que vem auxiliar as aulas sobre os elementos químicos e não substitui outro método de ensino.