Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES MIRINS

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO DO LEITOR, , LEITURA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15063
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 6446
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES MIRINS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados de experiências de leituras desenvolvidas através do Projeto Transformativo: “Contando e recontando histórias:”, iniciativa advinda da disciplina “Ensino de Literatura e Formação do Leitor”, do Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Os objetivos do projeto foram iniciar a formação do leitor mirim, a partir da contação de histórias, feita por crianças em idade de alfabetização; incentivar o gosto pela leitura; formar repertórios de leituras; investigar os espaços e práticas de leitura em ambiente escolar; incentivar a prática de leitura na escola e recontar as histórias em outras turmas de 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental. O Projeto foi realizado em uma turma do 1º Ano I do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, localizada na Vila Caiçara, município de Paraná/RN. Assim, investigamos os espaços e práticas de leituras no ambiente escolar, tendo como respaldo teórico os estudos de Gotlib (1985), Leal (1999); Maia (2007); Martins (2007); Ortof (1983); Santa Rosa (2011); Sampaio (2003, 2005); Vilard (1999), dentre outros. Nossa investigação evidencia a necessidade de medidas urgentes para a formação do leitor e a implantação de espaços na escola destinados à leitura e formação do leitor, que a mediação do professor e pesquisador instiga a curiosidade do aluno de conhecer, querer ouvir e contar histórias, tendo a imagem como artifício. Assim, além de criar espaços destinados à leitura é preciso investir na formação de mediadores de leituras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO DO LEITOR,, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID6446_15082015231017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIZA MARIA ALENCAR DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KAIZA ALENCAR"
    "autor_email" => "kaizaalencar@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15063
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 6446
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES MIRINS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados de experiências de leituras desenvolvidas através do Projeto Transformativo: “Contando e recontando histórias:”, iniciativa advinda da disciplina “Ensino de Literatura e Formação do Leitor”, do Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Os objetivos do projeto foram iniciar a formação do leitor mirim, a partir da contação de histórias, feita por crianças em idade de alfabetização; incentivar o gosto pela leitura; formar repertórios de leituras; investigar os espaços e práticas de leitura em ambiente escolar; incentivar a prática de leitura na escola e recontar as histórias em outras turmas de 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental. O Projeto foi realizado em uma turma do 1º Ano I do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, localizada na Vila Caiçara, município de Paraná/RN. Assim, investigamos os espaços e práticas de leituras no ambiente escolar, tendo como respaldo teórico os estudos de Gotlib (1985), Leal (1999); Maia (2007); Martins (2007); Ortof (1983); Santa Rosa (2011); Sampaio (2003, 2005); Vilard (1999), dentre outros. Nossa investigação evidencia a necessidade de medidas urgentes para a formação do leitor e a implantação de espaços na escola destinados à leitura e formação do leitor, que a mediação do professor e pesquisador instiga a curiosidade do aluno de conhecer, querer ouvir e contar histórias, tendo a imagem como artifício. Assim, além de criar espaços destinados à leitura é preciso investir na formação de mediadores de leituras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO DO LEITOR,, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID6446_15082015231017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIZA MARIA ALENCAR DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KAIZA ALENCAR"
    "autor_email" => "kaizaalencar@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de experiências de leituras desenvolvidas através do Projeto Transformativo: “Contando e recontando histórias:”, iniciativa advinda da disciplina “Ensino de Literatura e Formação do Leitor”, do Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Os objetivos do projeto foram iniciar a formação do leitor mirim, a partir da contação de histórias, feita por crianças em idade de alfabetização; incentivar o gosto pela leitura; formar repertórios de leituras; investigar os espaços e práticas de leitura em ambiente escolar; incentivar a prática de leitura na escola e recontar as histórias em outras turmas de 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental. O Projeto foi realizado em uma turma do 1º Ano I do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, localizada na Vila Caiçara, município de Paraná/RN. Assim, investigamos os espaços e práticas de leituras no ambiente escolar, tendo como respaldo teórico os estudos de Gotlib (1985), Leal (1999); Maia (2007); Martins (2007); Ortof (1983); Santa Rosa (2011); Sampaio (2003, 2005); Vilard (1999), dentre outros. Nossa investigação evidencia a necessidade de medidas urgentes para a formação do leitor e a implantação de espaços na escola destinados à leitura e formação do leitor, que a mediação do professor e pesquisador instiga a curiosidade do aluno de conhecer, querer ouvir e contar histórias, tendo a imagem como artifício. Assim, além de criar espaços destinados à leitura é preciso investir na formação de mediadores de leituras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.