Percebendo a sala de aula como um ambiente excepcional para a compreensão das relações que se estabelecem entre professores e alunos faz-se necessário discussões a respeito do ensino no âmbito das universidades tendo em vista que as mesmas são responsáveis pela formação dos professores que atuarão na educação básica. Assim fala-se muito sobre o que o aluno deve aprender e que relações deve fazer com conteúdo no ensino médio e fundamental porém, a formação do professor segue na contramão desses saberes onde muitas vezes, em boa parte das licenciaturas observa-se os conteúdos trabalhados de forma dicotomizada distante da realidade e sem relação com os conteúdos pedagógicos. As licenciaturas que podem ser ditas como responsáveis pela formação inicial dos professores devem ter a preocupação de formar não apenas um conhecedor de conteúdo específico de uma determinada área do conhecimento, mas um formador na construção de valores, um mediador da aprendizagem e das relações pessoais que interferem no amadurecimento intelectual, afetivo e social dos seus discentes. Diante de tantas atribuições convém indagar: Como promover a aprendizagem de forma significativa articulando as práticas pedagógicas e a formação inicial dos professores de química? Partindo dessas considerações propôs-se uma pesquisa para a análise e compreensão da prática docente do licenciando em química com os conteúdos iniciais adquiridos por estes durante a licenciatura realizada através da abordagem do tema água. A pesquisa aconteceu no âmbito do ensino superior. Pretendeu-se Principalmente: a) uma pesquisa bibliográfica nos documentos oficiais que tratam do ensino de química no Ensino Médio, b) analisar as relações que os alunos do Ensino superior fazem dos conteúdos trabalhados nas disciplinas com as atividades desenvolvidas nos processos de tratamento e análise da água, c) desenvolver um plano de intervenção por meio de propostas investigativas de ensino abordando o tema água dentro dos conteúdos de química. O estudo de caso foi realizado com alunos do oitavo período da licenciatura em química do IFRN, os encontros com se deram por meio de vivências dialogada na sala de aula e em seguida as atividades nos laboratórios. Os objetivos destas propostas eram: trabalhar o conteúdo da disciplina química ambiental fazendo relações com outros conteúdos de química como sugerem os PCNs Dessa forma trabalha-se eletroquímica, por exemplo, através dos Índices de qualidade da água - IQAs como: oxigênio dissolvido, pH, turbidez e nitrato. As aulas iniciavam com questionamentos para estimula-los a pensar a importância desses conteúdos enquanto professores de química.