Este artigo apresenta uma análise da abordagem do campo de Grandezas e Medidas em um livro didático dos Anos Iniciais para a Educação de Jovens e Adultos. Observamos a distribuição dos conteúdos de Grandezas e Medidas, os conteúdos que são abordados, o favorecimento do desenvolvimento reflexivo dos alunos tendo como base os conteúdos e as atividades, a relação entre os conteúdos de Grandezas e Medidas com outras disciplinas e com conteúdos da própria Matemática e a contextualização dos conteúdos de Grandezas e Medidas com a realidade dos alunos. O livro analisado foi “Educação de Jovens e Adultos – Anos Iniciais do Ensino Fundamental” da Editora Moderna, de 2013. Os resultados mostraram um forte encaminhamento para o trabalho com Medidas e pouco exploração das Grandezas. Um conteúdo resumido com poucas atividades. Todavia, há um bom encaminhamento de contextualização do conteúdo matemático com a realidade dos alunos, como também existem, em todos os conteúdos, justificativas da importância de trabalhar com os mesmos.