A evasão escolar é um problema que se perpetua há décadas dentro da educação brasileira e atinge todos os níveis de ensino, afetando principalmente as escolas da rede pública e o que mais chama atenção é o número de alunos que abandonam o ensino médio. Neste sentido, esse trabalho tem como objetivo principal investigar fatores socioeconômicos e políticos determinantes no processo da evasão escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Paulo de França/Mari-PB. Para tanto, utilizamos como bases teóricas autores dos quais podemos destacar Charlorte (2000), Aranha(2009), Ávila (1992) e Menezes (2002). A abordagem privilegiada no presente estudo será a qualitativa, considerando o método de estudo de caso, que para Richardson (1985) consiste em “um estudo aprofundado a fim de buscar fundamentos e explicações para determinado fato ou fenômeno da realidade empírica.” Diante de tudo que levantamos e estudamos, podemos concluir que tanto os fatores externos quanto os internos estão presentes na problemática da evasão escolar. Desta forma, O combate à evasão escolar é uma forma de garantir o direito a educação, sendo um dever imposto a todos, que devem atuar de forma independente e harmônica, visando à redução desse fenômeno.