A FORMAÇÃO DOCENTE PENSADA A PARTIR DA PERSPECTIVA CRÍTICA E REFLEXIVA : UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15159 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1137 "inscrito_id" => 5477 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE PENSADA A PARTIR DA PERSPECTIVA CRÍTICA E REFLEXIVA : UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Durante o primeiro semestre de 2015, ministramos as disciplinas Estágio Supervisionado na Escola II, Estágio Supervisionado na Escola III e Estágio Supervisionado na Escola IV, no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. No decorrer das disciplinas foi priorizado mesmo a reflexividade crítica, toda a operacionalização buscou despertar nos alunos/as o desejo de perceber como é importante construir um processo de formação que seja crítico, é necessário ver significação nas atividades desenvolvidas, notando que cada passo desenvolvido no estágio, está contribuindo para a formação docente, que seja ao mesmo tempo, crítica e reflexiva. O objetivo deste texto é apresentar como as experiências do estágio supervisionado contribuem para a formação docente, de maneira crítica e reflexiva. Apresentamos a forma de desenvolvimento das disciplinas de Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado IV, apontando metodologias utilizadas e resultados alcançados. Apresentamos a metodologia que conduziu o andamento das disciplinas. Pensamos em operacionalizar cada uma, propondo atividades que envolvessem os/as alunos/as a caminharem buscando entendimento do processo de aprendizagem na formação docente, refletindo criticamente sobre o mesmo, incitando a formação na reflexividade constante. Vivenciamos maravilhosas experiências nessas disciplinas, alguns alunos/as disseram que se sentiam realizados em estar conduzindo uma turma, que era essa a profissão que queriam seguir. Conseguiram perceber a importância de vivência na escola, e que precisam atuar de forma crítica e reflexiva. Relataram que, diariamente, faziam avaliação da aula ministrada, e analisavam o que precisavam mudar ou melhorar para o dia seguinte. Isso denota que o senso crítico dos/as alunos/as estava sendo desenvolvido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ALUNOS/AS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5477_30082015182644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA REGINA DOS SANTOS ABREU ALVES" "autor_nome_curto" => "REGINA ABREU" "autor_email" => "reginaabreu22@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15159 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1137 "inscrito_id" => 5477 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE PENSADA A PARTIR DA PERSPECTIVA CRÍTICA E REFLEXIVA : UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Durante o primeiro semestre de 2015, ministramos as disciplinas Estágio Supervisionado na Escola II, Estágio Supervisionado na Escola III e Estágio Supervisionado na Escola IV, no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. No decorrer das disciplinas foi priorizado mesmo a reflexividade crítica, toda a operacionalização buscou despertar nos alunos/as o desejo de perceber como é importante construir um processo de formação que seja crítico, é necessário ver significação nas atividades desenvolvidas, notando que cada passo desenvolvido no estágio, está contribuindo para a formação docente, que seja ao mesmo tempo, crítica e reflexiva. O objetivo deste texto é apresentar como as experiências do estágio supervisionado contribuem para a formação docente, de maneira crítica e reflexiva. Apresentamos a forma de desenvolvimento das disciplinas de Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado IV, apontando metodologias utilizadas e resultados alcançados. Apresentamos a metodologia que conduziu o andamento das disciplinas. Pensamos em operacionalizar cada uma, propondo atividades que envolvessem os/as alunos/as a caminharem buscando entendimento do processo de aprendizagem na formação docente, refletindo criticamente sobre o mesmo, incitando a formação na reflexividade constante. Vivenciamos maravilhosas experiências nessas disciplinas, alguns alunos/as disseram que se sentiam realizados em estar conduzindo uma turma, que era essa a profissão que queriam seguir. Conseguiram perceber a importância de vivência na escola, e que precisam atuar de forma crítica e reflexiva. Relataram que, diariamente, faziam avaliação da aula ministrada, e analisavam o que precisavam mudar ou melhorar para o dia seguinte. Isso denota que o senso crítico dos/as alunos/as estava sendo desenvolvido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ALUNOS/AS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5477_30082015182644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA REGINA DOS SANTOS ABREU ALVES" "autor_nome_curto" => "REGINA ABREU" "autor_email" => "reginaabreu22@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }