RESUMO: Muito discutida nos últimos tempos, a Educação de Jovens e Adultos tem sido palco de sérios debates sobre as novas possibilidades advindas de seus processos de ensino e aprendizagem. Sob essa referência, este artigo tem por objetivo investigar como se dá o processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos na escola Municipal Raimundo Nonato de Lima, localizada na cidade de Rafael Godeiro/RN. Para tal, analisou-se uma turma integrada de 6º e 7º ano com alunos de idade entre 19 e 48 anos. Como instrumento metodológico, utilizou-se a aplicação de questionários estruturados com os alunos, professor e secretário de Educação, para saber quais perspectivas e percepções os participantes têm dos processos de ensino e aprendizagem tem sobre a EJA, já que se trata de uma modalidade da educação de natureza compensatória e emancipatória. Por fim, esse trabalho qualitativo e quantitativo proporcionou uma reflexão sobre a importância do fazer pedagógico, visto que no desenvolvimento da pesquisa, percebemos a falta de políticas públicas voltadas para esse segmento da educação básica no município, cuja metodologia adotada pelo professor e o ensino visto pelos olhos dos alunos deixaram esta falta se sobressair de forma visível. Além disso, ficou evidente que a EJA tem contribuído para o melhoramento do ensino, apesar de não ser gerenciado com o uso de políticas voltadas especificamente para sua modalidade e a dificuldade do professor em ministrar aulas para uma classe heterogênea, sem qualquer tipo de formação continuada que lhe dê suporte para tal.