Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSO DIDÁDITO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: CATALOGAÇÃO DE INDICADORES DE PH PRODUZIDOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA USO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: INDICADORES DE PH, MATERIAIS ALTERNATIVOS, RECURSO DIDÁTICO-PEDGÓGICO Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Neste trabalho, é proposto o uso de indicadores de pH alternativos nas aulas de química e ciências na educação básica, feitos a partir de materiais de baixo custo encontrados no cotidiano do aluno. As espécies escolhidas foram as seguintes: uva roxa, açaí, azeitona preta, repolho roxo, feijão preto, cebola roxa, berinjela e as flores jasmim-manga, minilacre e hibisco. Foi realizada extração com álcool etílico comercial para a preparação dos pigmentos indicadoras. As soluções apresentaram colorações distintas ao serem adicionadas em diferentes pHs, sendo possível sua utilização no ensino de química para a identificação e conceituação de compostos ácidos e básicos. Essa alternativa mostra-se promissora, pois as soluções indicadoras são de fácil preparação, não sendo necessária uma infraestrutura por parte da escola.

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