A prática pedagógica dos professores na contemporaneidade requer atitude de reflexão e constante avaliação do processo de ensino e de aprendizagem em permanente movimento dialético, relacionando os conhecimentos adquiridos na prática com as teorias que embasam estas práticas vivenciada na rotina escolar. Diante do exposto, este artigo constitui-se recorte de uma pesquisa em andamento, a nível de graduação, que está sendo desenvolvida na UESPI. O objetivo principal da pesquisa em foco é investigar a prática pedagógica de uma professora que atua no 2º ano do ensino fundamental em escola pública municipal de Teresina-PI, atentando à repercussão desta prática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos que frequentam a instituição lócus desta pesquisa. Visando atingir o objetivo proposto, recorreu-se à pesquisa qualitativa, por se tratar de uma modalidade de pesquisa que tem como fundamento a solução de problemas de maneira coletiva. Para a produção e análise dos dados foi utiliza-do como instrumentos na pesquisa o questionário de perguntas aberta e observação em sala de aula. A fundamentação teórica que embasa o estudo está ancorada nas ideias de Zabala (1998), Antunes (2001), Libâneo (1994), entre outros. A pesquisa revela que as dificuldades inerentes à complexidade da tarefa de ensinar constituem-se fator impactante no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.