MARX EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 676 "inscrito_id" => 2945 "titulo" => "MARX EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho pretende esboçar a contribuição do pensamento de Marx para a educação. Apesar de não ter um escrito dedicado exclusivamente à educação, Marx recorre a esse tema em meio de realçar o caráter da exploração capitalista do trabalho em geral. Muitos estudiosos da educação foram e continuam a ser influenciados pelas contribuições de Marx na análise da sociedade capitalista, na sua lógica de reprodução e nas suas instituições. Tocaremos no ponto da educação a serviço do capital na primeira parte do trabalho. Já na segunda parte veremos como a educação pode ser vista como um instrumento de mudança social, não sendo tratada aqui como fator primordial para tal mudança, mas como fundamental sem a qual a mudança não se realiza. A terceira e última parte do trabalho trata das concepções que Marx junto a Engels teve em matéria de educação, de uma forma mais geral, em uma sociedade emancipada. Para a construção deste trabalho, ainda em andamento, usamos da pesquisa bibliográfica." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "31 - FILOSOFIA E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "Marx, Filosofia, Educação, Capital, Formação humana" "idioma" => "Português" "arquivo" => "1c187a9d5cfdf562ace7d7536826c92e_2945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANITA PEDROSA FONTES" "autor_nome_curto" => "ANITA PEDROSA" "autor_email" => "anitaapf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 676 "inscrito_id" => 2945 "titulo" => "MARX EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho pretende esboçar a contribuição do pensamento de Marx para a educação. Apesar de não ter um escrito dedicado exclusivamente à educação, Marx recorre a esse tema em meio de realçar o caráter da exploração capitalista do trabalho em geral. Muitos estudiosos da educação foram e continuam a ser influenciados pelas contribuições de Marx na análise da sociedade capitalista, na sua lógica de reprodução e nas suas instituições. Tocaremos no ponto da educação a serviço do capital na primeira parte do trabalho. Já na segunda parte veremos como a educação pode ser vista como um instrumento de mudança social, não sendo tratada aqui como fator primordial para tal mudança, mas como fundamental sem a qual a mudança não se realiza. A terceira e última parte do trabalho trata das concepções que Marx junto a Engels teve em matéria de educação, de uma forma mais geral, em uma sociedade emancipada. Para a construção deste trabalho, ainda em andamento, usamos da pesquisa bibliográfica." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "31 - FILOSOFIA E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "Marx, Filosofia, Educação, Capital, Formação humana" "idioma" => "Português" "arquivo" => "1c187a9d5cfdf562ace7d7536826c92e_2945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANITA PEDROSA FONTES" "autor_nome_curto" => "ANITA PEDROSA" "autor_email" => "anitaapf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }