Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

OS CONFLITOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: INDISCIPLINA, NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E CONHECIMENTO.

Palavra-chaves: INDISCIPLINA, , MATEMÁTICA, , NOVAS METODOLOGIAS. Pôster (PO) 04 - Modelagem e Educação Matemática (MEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1360
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 232
    "inscrito_id" => 686
    "titulo" => "OS CONFLITOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: INDISCIPLINA, NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E CONHECIMENTO."
    "resumo" => "OS CONFLITOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: INDISCIPLINA, NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E CONHECIMENTO.  Modelagem e Educação Matemática (MEM) – GT 04Veruska Fernanda Ferreira de ALMEIDA Universidade Federal de Alagoas(veruskaldm@hotmail.com)Orientador: José da Silva BARROS(barros199@gmail.com)RESUMO Esse trabalho foi colocado em prática através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de matemática da UFAL- Campus Arapiraca.  Sabendo que a indisciplina é algo que circunda e perpetua o meio escolar atrapalhando o aprendizado dos alunos, principalmente nas aulas de matemática, que é uma matéria que exige bastante atenção. São vários os estudos sobre indisciplina e nesse trabalho apontamos como uma possível solução para uma diminuição da indisciplina e melhora na relação professor-aluno o uso de novas metodologias de ensino ( jogos, dinâmicas, softwares) nas aulas de matemática.              A visão da escola como um espaço impulsionador do desenvolvimento humano está sendo substituída por um campo de batalha entre professor e aluno.  Segundo Aquino, 1996, p.40 “Os relatos dos professores testemunham que a questão disciplinar é, atualmente, uma das dificuldades fundamentais quanto ao trabalho escolar”. Em muitos casos a indisciplina cometida pelos alunos refere-se à metodologia tradicional, no qual professores limitam-se ao quadro e ao giz e também a professores lecionarem uma matéria diferente para a qual está preparado. Essas dificuldades escolares estão fazendo com que esses educadores repensem suas práticas escolares a ponto de mudar a antiga concepção caracterizada por uma metodologia tradicional, restrita a resultado sem levar em consideração aulas práticas, que estimulem os alunos (Tuleski,2005).Assim, podemos utilizar novas metodologias, incluindo jogos e recursos tecnológicos para que os alunos se sintam interessados em aprender o conteúdo e que possam discutir, debater com seus colegas e professor, diminuindo a indisciplina, melhorando a relação do professor-aluno, levando o aluno a um novo rendimento escolar. Objetivamos contribuir para diminuição da indisciplina com o auxilio das novas metodologias de ensino nas aulas de matemática. Metodologicamente utilizaremos, sempre que possível, as novas metodologias de ensino na sala de aula, incluindo jogos, que podem ser os mais variados e adaptados para diversos assuntos, softwares como geogebra, Winplot (para gráficos) cabri-geometry ( para formas geométricas), régua, dinâmicas, exemplos associados ao cotidiano dos alunos e vários outros recursos que podem ser utilizados de acordo com cada assunto. Percebemos através de questionários que o principal motivo de os alunos cometerem indisciplina é a aula conteudista. Logo em seguida vêm as amizades, o desinteresse e falta de base nos conteúdos. Percebemos ainda que professores e alunos veem o uso das novas metodologias no ensino não só na matemática, mas em outras matérias também, como um fator importante para aproveitamento do conhecimento e diminuição da indisciplina. Palavras-chaves: Indisciplina, Matemática, Novas metodologias.ReferênciasAQUINO, J. G. Indisciplina na escola: Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Sammus, 1996.TULESKI, S. C. Voltando o olhar para o professor: a psicologia e pedagogia caminhando juntas. Revista do Departamento de Psicologia, UFF vol.17 no. 1 Niterói Jan./Junho 2005."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "04 - Modelagem e Educação Matemática (MEM)"
    "palavra_chave" => "INDISCIPLINA,, MATEMÁTICA,, NOVAS METODOLOGIAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_686.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERUSKA FERNANDA FERREIRA  DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "VERUSKA ALMEIDA"
    "autor_email" => "veruskaldm@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1360
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 232
    "inscrito_id" => 686
    "titulo" => "OS CONFLITOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: INDISCIPLINA, NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E CONHECIMENTO."
    "resumo" => "OS CONFLITOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: INDISCIPLINA, NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E CONHECIMENTO.  Modelagem e Educação Matemática (MEM) – GT 04Veruska Fernanda Ferreira de ALMEIDA Universidade Federal de Alagoas(veruskaldm@hotmail.com)Orientador: José da Silva BARROS(barros199@gmail.com)RESUMO Esse trabalho foi colocado em prática através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de matemática da UFAL- Campus Arapiraca.  Sabendo que a indisciplina é algo que circunda e perpetua o meio escolar atrapalhando o aprendizado dos alunos, principalmente nas aulas de matemática, que é uma matéria que exige bastante atenção. São vários os estudos sobre indisciplina e nesse trabalho apontamos como uma possível solução para uma diminuição da indisciplina e melhora na relação professor-aluno o uso de novas metodologias de ensino ( jogos, dinâmicas, softwares) nas aulas de matemática.              A visão da escola como um espaço impulsionador do desenvolvimento humano está sendo substituída por um campo de batalha entre professor e aluno.  Segundo Aquino, 1996, p.40 “Os relatos dos professores testemunham que a questão disciplinar é, atualmente, uma das dificuldades fundamentais quanto ao trabalho escolar”. Em muitos casos a indisciplina cometida pelos alunos refere-se à metodologia tradicional, no qual professores limitam-se ao quadro e ao giz e também a professores lecionarem uma matéria diferente para a qual está preparado. Essas dificuldades escolares estão fazendo com que esses educadores repensem suas práticas escolares a ponto de mudar a antiga concepção caracterizada por uma metodologia tradicional, restrita a resultado sem levar em consideração aulas práticas, que estimulem os alunos (Tuleski,2005).Assim, podemos utilizar novas metodologias, incluindo jogos e recursos tecnológicos para que os alunos se sintam interessados em aprender o conteúdo e que possam discutir, debater com seus colegas e professor, diminuindo a indisciplina, melhorando a relação do professor-aluno, levando o aluno a um novo rendimento escolar. Objetivamos contribuir para diminuição da indisciplina com o auxilio das novas metodologias de ensino nas aulas de matemática. Metodologicamente utilizaremos, sempre que possível, as novas metodologias de ensino na sala de aula, incluindo jogos, que podem ser os mais variados e adaptados para diversos assuntos, softwares como geogebra, Winplot (para gráficos) cabri-geometry ( para formas geométricas), régua, dinâmicas, exemplos associados ao cotidiano dos alunos e vários outros recursos que podem ser utilizados de acordo com cada assunto. Percebemos através de questionários que o principal motivo de os alunos cometerem indisciplina é a aula conteudista. Logo em seguida vêm as amizades, o desinteresse e falta de base nos conteúdos. Percebemos ainda que professores e alunos veem o uso das novas metodologias no ensino não só na matemática, mas em outras matérias também, como um fator importante para aproveitamento do conhecimento e diminuição da indisciplina. Palavras-chaves: Indisciplina, Matemática, Novas metodologias.ReferênciasAQUINO, J. G. Indisciplina na escola: Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Sammus, 1996.TULESKI, S. C. Voltando o olhar para o professor: a psicologia e pedagogia caminhando juntas. Revista do Departamento de Psicologia, UFF vol.17 no. 1 Niterói Jan./Junho 2005."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "04 - Modelagem e Educação Matemática (MEM)"
    "palavra_chave" => "INDISCIPLINA,, MATEMÁTICA,, NOVAS METODOLOGIAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_686.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERUSKA FERNANDA FERREIRA  DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "VERUSKA ALMEIDA"
    "autor_email" => "veruskaldm@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

OS CONFLITOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: INDISCIPLINA, NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E CONHECIMENTO. Modelagem e Educação Matemática (MEM) – GT 04Veruska Fernanda Ferreira de ALMEIDA Universidade Federal de Alagoas(veruskaldm@hotmail.com)Orientador: José da Silva BARROS(barros199@gmail.com)RESUMO Esse trabalho foi colocado em prática através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de matemática da UFAL- Campus Arapiraca. Sabendo que a indisciplina é algo que circunda e perpetua o meio escolar atrapalhando o aprendizado dos alunos, principalmente nas aulas de matemática, que é uma matéria que exige bastante atenção. São vários os estudos sobre indisciplina e nesse trabalho apontamos como uma possível solução para uma diminuição da indisciplina e melhora na relação professor-aluno o uso de novas metodologias de ensino ( jogos, dinâmicas, softwares) nas aulas de matemática. A visão da escola como um espaço impulsionador do desenvolvimento humano está sendo substituída por um campo de batalha entre professor e aluno. Segundo Aquino, 1996, p.40 “Os relatos dos professores testemunham que a questão disciplinar é, atualmente, uma das dificuldades fundamentais quanto ao trabalho escolar”. Em muitos casos a indisciplina cometida pelos alunos refere-se à metodologia tradicional, no qual professores limitam-se ao quadro e ao giz e também a professores lecionarem uma matéria diferente para a qual está preparado. Essas dificuldades escolares estão fazendo com que esses educadores repensem suas práticas escolares a ponto de mudar a antiga concepção caracterizada por uma metodologia tradicional, restrita a resultado sem levar em consideração aulas práticas, que estimulem os alunos (Tuleski,2005).Assim, podemos utilizar novas metodologias, incluindo jogos e recursos tecnológicos para que os alunos se sintam interessados em aprender o conteúdo e que possam discutir, debater com seus colegas e professor, diminuindo a indisciplina, melhorando a relação do professor-aluno, levando o aluno a um novo rendimento escolar. Objetivamos contribuir para diminuição da indisciplina com o auxilio das novas metodologias de ensino nas aulas de matemática. Metodologicamente utilizaremos, sempre que possível, as novas metodologias de ensino na sala de aula, incluindo jogos, que podem ser os mais variados e adaptados para diversos assuntos, softwares como geogebra, Winplot (para gráficos) cabri-geometry ( para formas geométricas), régua, dinâmicas, exemplos associados ao cotidiano dos alunos e vários outros recursos que podem ser utilizados de acordo com cada assunto. Percebemos através de questionários que o principal motivo de os alunos cometerem indisciplina é a aula conteudista. Logo em seguida vêm as amizades, o desinteresse e falta de base nos conteúdos. Percebemos ainda que professores e alunos veem o uso das novas metodologias no ensino não só na matemática, mas em outras matérias também, como um fator importante para aproveitamento do conhecimento e diminuição da indisciplina. Palavras-chaves: Indisciplina, Matemática, Novas metodologias.ReferênciasAQUINO, J. G. Indisciplina na escola: Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Sammus, 1996.TULESKI, S. C. Voltando o olhar para o professor: a psicologia e pedagogia caminhando juntas. Revista do Departamento de Psicologia, UFF vol.17 no. 1 Niterói Jan./Junho 2005.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.