SOBRAL, Pâmela Maciel et al.. Coordenadas cartesianas: uma proposta pedagógica. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1317>. Acesso em: 21/11/2024 20:30
O professor é o principal contribuinte na percepção e no desenvolvimento das habilidades do discente. E para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário que o mesmo perceba a relação entre o que aprende e a sua vida (JOSÉ, et al, 1999). Logo, utilizar uma maneira dinâmica de apresentar o conteúdo ao aluno instigando-o a querer aprendê-lo é mostrando-lhe qual é a utilidade de tal aprendizado, além de fazer uso de diversas estratégias que facilitem a sua aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de mostrar uma proposta pedagógica para o conteúdo de Coordenadas Cartesianas, com o intuito de facilitar e demonstrar como atividades simples podem gerar resultados tão promissores, utilizando uma metodologia de fácil aplicação e custo-benefício acessível. Pois se utilizará: introdução dinâmica do conteúdo (com uma caça ao tesouro, montada de acordo com a sua sala de aula e alunos); Mostrando a importância do aprendizado de tal conteúdo (apresentação das Coordenadas Geográficas); Construindo uma ponte entre o passado e o presente, fazendo uso de artifícios propostos pela história da matemática (Um pouco de história... René Descartes); explicação do conteúdo (Coordenadas Cartesianas); Exercícios de verificação da aprendizagem (para a prática dos novos conceitos apresentados); Utilização de jogos no ensino, que podem ser efetuados como oficinas extraescolares (xadrez, dama, combate, konane, coordenadas, corrida maluca) e Avaliação da aprendizagem (modelo de como avaliar o processo de ensino-aprendizagem). Lembrando-se de contextualizar, sempre que possível, para mostrar a necessidade do aprendizado deste conteúdo e introduzir a questão da multidisciplinaridade na sala de aula, possibilitando, desta forma, ao processo de ensino-aprendizagem um sucesso infalível.