Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

COORDENADAS CARTESIANAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: COORDENADAS CARTESIANAS, AULAS DINÂMICAS E CRIATIVAS, RECURSOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS Pôster (PO) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1317
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 259
    "titulo" => "COORDENADAS CARTESIANAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O professor é o principal contribuinte na percepção e no desenvolvimento das habilidades do discente. E para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário que o mesmo perceba a relação entre o que aprende e a sua vida (JOSÉ, et al, 1999). Logo, utilizar uma maneira dinâmica de apresentar o conteúdo ao aluno instigando-o a querer aprendê-lo é mostrando-lhe qual é a utilidade de tal aprendizado, além de fazer uso de diversas estratégias que facilitem a sua aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de mostrar uma proposta pedagógica para o conteúdo de Coordenadas Cartesianas, com o intuito de facilitar e demonstrar como atividades simples podem gerar resultados tão promissores, utilizando uma metodologia de fácil aplicação e custo-benefício acessível. Pois se utilizará: introdução dinâmica do conteúdo (com uma caça ao tesouro, montada de acordo com a sua sala de aula e alunos); Mostrando a importância do aprendizado de tal conteúdo (apresentação das Coordenadas Geográficas); Construindo uma ponte entre o passado e o presente, fazendo uso de artifícios propostos pela história da matemática (Um pouco de história... René Descartes); explicação do conteúdo (Coordenadas Cartesianas); Exercícios de verificação da aprendizagem (para a prática dos novos conceitos apresentados); Utilização de jogos no ensino, que podem ser efetuados como oficinas extraescolares (xadrez, dama, combate, konane, coordenadas, corrida maluca) e Avaliação da aprendizagem (modelo de como avaliar o processo de ensino-aprendizagem). Lembrando-se de contextualizar, sempre que possível, para mostrar a necessidade do aprendizado deste conteúdo e introduzir a questão da multidisciplinaridade na sala de aula, possibilitando, desta forma, ao processo de ensino-aprendizagem um sucesso infalível."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "COORDENADAS CARTESIANAS, AULAS DINÂMICAS E CRIATIVAS, RECURSOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELA MACIEL SOBRAL"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELA SOBRAL"
    "autor_email" => "pamela.nett@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1317
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 259
    "titulo" => "COORDENADAS CARTESIANAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O professor é o principal contribuinte na percepção e no desenvolvimento das habilidades do discente. E para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário que o mesmo perceba a relação entre o que aprende e a sua vida (JOSÉ, et al, 1999). Logo, utilizar uma maneira dinâmica de apresentar o conteúdo ao aluno instigando-o a querer aprendê-lo é mostrando-lhe qual é a utilidade de tal aprendizado, além de fazer uso de diversas estratégias que facilitem a sua aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de mostrar uma proposta pedagógica para o conteúdo de Coordenadas Cartesianas, com o intuito de facilitar e demonstrar como atividades simples podem gerar resultados tão promissores, utilizando uma metodologia de fácil aplicação e custo-benefício acessível. Pois se utilizará: introdução dinâmica do conteúdo (com uma caça ao tesouro, montada de acordo com a sua sala de aula e alunos); Mostrando a importância do aprendizado de tal conteúdo (apresentação das Coordenadas Geográficas); Construindo uma ponte entre o passado e o presente, fazendo uso de artifícios propostos pela história da matemática (Um pouco de história... René Descartes); explicação do conteúdo (Coordenadas Cartesianas); Exercícios de verificação da aprendizagem (para a prática dos novos conceitos apresentados); Utilização de jogos no ensino, que podem ser efetuados como oficinas extraescolares (xadrez, dama, combate, konane, coordenadas, corrida maluca) e Avaliação da aprendizagem (modelo de como avaliar o processo de ensino-aprendizagem). Lembrando-se de contextualizar, sempre que possível, para mostrar a necessidade do aprendizado deste conteúdo e introduzir a questão da multidisciplinaridade na sala de aula, possibilitando, desta forma, ao processo de ensino-aprendizagem um sucesso infalível."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "COORDENADAS CARTESIANAS, AULAS DINÂMICAS E CRIATIVAS, RECURSOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELA MACIEL SOBRAL"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELA SOBRAL"
    "autor_email" => "pamela.nett@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

O professor é o principal contribuinte na percepção e no desenvolvimento das habilidades do discente. E para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário que o mesmo perceba a relação entre o que aprende e a sua vida (JOSÉ, et al, 1999). Logo, utilizar uma maneira dinâmica de apresentar o conteúdo ao aluno instigando-o a querer aprendê-lo é mostrando-lhe qual é a utilidade de tal aprendizado, além de fazer uso de diversas estratégias que facilitem a sua aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de mostrar uma proposta pedagógica para o conteúdo de Coordenadas Cartesianas, com o intuito de facilitar e demonstrar como atividades simples podem gerar resultados tão promissores, utilizando uma metodologia de fácil aplicação e custo-benefício acessível. Pois se utilizará: introdução dinâmica do conteúdo (com uma caça ao tesouro, montada de acordo com a sua sala de aula e alunos); Mostrando a importância do aprendizado de tal conteúdo (apresentação das Coordenadas Geográficas); Construindo uma ponte entre o passado e o presente, fazendo uso de artifícios propostos pela história da matemática (Um pouco de história... René Descartes); explicação do conteúdo (Coordenadas Cartesianas); Exercícios de verificação da aprendizagem (para a prática dos novos conceitos apresentados); Utilização de jogos no ensino, que podem ser efetuados como oficinas extraescolares (xadrez, dama, combate, konane, coordenadas, corrida maluca) e Avaliação da aprendizagem (modelo de como avaliar o processo de ensino-aprendizagem). Lembrando-se de contextualizar, sempre que possível, para mostrar a necessidade do aprendizado deste conteúdo e introduzir a questão da multidisciplinaridade na sala de aula, possibilitando, desta forma, ao processo de ensino-aprendizagem um sucesso infalível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.